Com o tema, “Mobilizando, implementando e monitorando a Política Municipal, Estadual e Nacional e o Plano Decenal de Direitos Humanos das Crianças e dos Adolescentes”, Sobradinho sedia, nesta quinta-feira (6), a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, que será realizado no auditório da Câmara de Vereadores, começa a partir das 7:30h e vai até às 17:10h.
De acordo com a presidente do CMDCA, Sandra Hermínia, cinco eixos temáticos serão discutidos durante o encontro. “A Conferência Municipal é o evento mais importante do Conselho, dentro da temática, vamos trabalhar a atuação e esforço na garantia de criança e adolescente, reforçando a atuação de proteção e defesa dos direitos dos mesmos”.
Os eixos temáticos são: Programação e Universalização de Direitos em um contexto de desigualdade; Proteção e defesa no enfrentamento das violações de Direitos Humanos de Criança e Adolescente; Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos; Participação de crianças e adolescente em espaços de construção da cidadania e Gestão Pública.
CMDCA: O conselho é formado por instituições governamentais e não-governamentais que respondem pelas políticas voltadas as crianças e adolescentes do município. Nas suas atribuições, está a responsabilidade de garantir pareceres sobre projetos sociais e coordenar as ações dos conselhos tutelares no país.
Confira a Programação:
07h: 30min – Credenciamento;
08h30min – Abertura/Cerimonial/ Composição de mesa/ Hino Nacional
Pronunciamento das autoridades, civis, militares e parlamentares; Apresentação Cultura – APAE; Tribo Truká; Exibição musical;
09h30min – Leitura, Discussão e Aprovação do regimento Interno da Conferência;
10h00min – Coffee Break;
10h20min – Conferência: “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direito Humanos de Criança e Adolescente na Bahia”.
Conferencista: Isabel Cristina Sampaio Angelim – Assistente Social
Eixo I: Programação e Universalização de Direitos em um contexto de desigualdade/ Eixo II: Proteção e defesa no enfrentamento das violações de Direitos Humanos de Criança e Adolescente/ Eixo III: Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos/ Eixo IV: Participação de crianças e adolescente em espaços de construção da cidadania/ Eixo V: Gestão Pública.
11h40min – Debate dos eixos;
12h30min – Intervalo para o almoço (no local);
13h30min – Apresentação Cultural – PETI/Projovem Adolescente;
13h40min – Grupos Temáticos;
14h00min – Plenária: Apresentação e aprovação das propostas dos grupos temáticos;
16h30min – Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual;
16h50min – Plenária Final: Apresentação dos Delegados Eleitos.
17h10min – Coquetel.
Por Catharine Matos
Com informações da Ascom de Sobradinho.