O brigadeiro-do-ar Hermano Vianna, pai do cantor e compositor Herbert Vianna, do Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de ultraleve, na tarde de terça-feira (4), ao pousar no Clube Esportivo de Ultraleves (CEU), na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O oficial foi levado de helicóptero para o Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG), na Ilha do Governador.
De acordo com o jornal Extra, o brigadeiro passou do ponto do pouso (a expressão técnica é “varou o pouso”) e parou no meio do mato. O acidente foi com um ultraleve avançado modelo Sierra.
Hermano saiu do ultraleve caminhando, segundo sócios do clube, e foi levado para o Hospital da Força Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, por volta das 16h30. A Aeronáutica informou que Hermano deve ficar internado em observação até a tarde desta quarta-feira (5). No hospital, o pai do líder dos Paralamas fez tomografias que não revelaram lesões graves. Hermano já foi avaliado pela equipe de cirurgia geral e aguarda ser examinado pela neurocirurgia.
A Comunicação Social da Aeronáutica disse que Hermano fazia um voo esportivo, em uma aeronave experimental e, por isso, não cabe investigação da corporação sobre as causas do acidente. A apuração do caso ficará a cargo da Polícia Civil.
Em 4 de fevereiro de 2001, Herbert Vianna também sofreu um acidente de ultraleve, em Mangaratiba, no litoral sul do Rio de Janeiro. Ele pilotava a aeronave, que caiu no mar a cerca de 20 metros da orla. Sua mulher, a inglesa Lucy Needham Vianna, então com 36 anos, morreu no acidente. Herbert ficou paraplégico.
Fonte: Ofuxico