Em visita à equipe do Diário da Região na tarde de hoje (05), a família do craque de futebol Daniel Alves, que atualmente joga em Barcelona e na Seleção Brasileira, conversou com o diretor-fundador do Diário, Dr. Paganini, sobre os intermináveis problemas que ainda afligem a região do Salitre, distrito de Juazeiro, terra natal do jogador. Na ocasião, o senhor Domingos Alves (pai), Lúcia Ribeiro (mãe) e Ney Alves (irmão) assinaram o termo de filiação ao Partido Social Cristão, demonstrando total apoio à pré-candidatura do Dr. Paganini.
Domingos expressou a sua indignação quanto a falta de assistência à comunidade do Salitre, que há anos sofre com problemas sociais e estruturais. “Hoje o salitreiro ainda é sofredor. As estradas de acesso à região estão em péssimas condições. A menos de 40 km do Rio São Francisco, a população ainda vive com a falta de água. São problemas que poderiam ser facilmente solucionados pelo poder público, caso realmente houvesse interesse”, destacou o pai do jogador.
De acordo com Lúcia Ribeiro, por vezes não há nem abastecimento de água no distrito. “É uma dificuldade muito grande pra quem se mantém da agricultura. É uma sensação péssima ver nossos amigos e parentes não ter se quer as condições básicas para se viver”, completa.
A mãe do Jogador ainda ressalta que vários políticos já fizeram promessas de melhoria para a comunidade, ano após ano, mas que nenhuma ação definitiva foi tomada. Para ela, Juazeiro e região precisam de uma gestão mais eficaz, que apóie e promova ações sociais para todas as camadas, desde crianças a agricultores. Lúcia, Domingos e o filho Ney apostam no pré-candidato à prefeitura de Juazeiro, Dr. Paganini, como uma esperança concreta de uma nova configuração política para a cidade.
“É uma pessoa de credibilidade, que tem um serviço prestado à região, um médico conceituado e que sempre teve a cabeça voltada para os humildes e as pessoas mais carentes. São todas essas características que nos fazem acreditar nele como uma forte liderança para o município”, destacou Ney.
O Dr. Paganini se sente muito prestigiado pela confiança que é depositada pela família de uma grande estrela do cenário desportivo juazeirense. “Receber o apoio da família do Daniel Alves, sucesso e destaque no Brasil e no mundo, é, sem dúvida, uma grande satisfação. Porque a família sempre foi tudo pra mim. E em conjunto com esta família e tantas outras que nos apóiam poderemos desenvolver um processo político humanitário que Juazeiro precisa”, destacou Dr. Paganini.
Ney Alves destacou que o irmão jogador já está sendo comunicado das articulações com o pré-candidato, e já sabe que o irmão aprova a parceria com o Dr. Paganini e tem certeza de que, na administração da cidade, todos poderão desenvolver um ótimo trabalho social para o Salitre e demais comunidades de Juazeiro.
Fundação Daniel Alves
Um dos projetos que a família do jogador de futebol gostaria de desenvolver no Salitre é a instalação da Fundação Daniel Alves, já criada em Barcelona, pelo próprio Daniel. A Ong (Organização não Governamental) seria um espaço de oportunidades para jovens mostrarem os seus talentos desportivos, principalmente no futebol. Lúcia Ribeiro afirma que a falta de apóio da gestão pública municipal contribuiu para que a Fundação ainda não estivesse instalada hoje.
Dr. Paganini reforçou que é necessário investir em políticas públicas que valorizam a prática desportiva na região, tanto para que seja possível revelar novos craques – como aconteceu com o jogador Daniel Alves – como para garantir que os jovens se mantenham distantes de mazelas sociais, como as drogas e a criminalidade. Neste sentido, Dr. Paganini já pensa na criação de uma Secretaria Municipal exclusiva para o esporte – que, na gestão, atual funciona junto com a secretaria de Educação.
Por Ricardo Alves
Fotos: Cristina Duarte
1 Comment