Felipão: como o mundo corporativo suporta as pressões?

Em todas as empresas na quais passei, sempre tive como meta trabalhar menos e de maneira mais inteligente, o que está intimamente ligado à redução de pressão.

Terminamos a semana com a frase, agora célebre, de Luiz Felipe Scolari: “Se não tiver pressão em quem joga futebol, então é melhor ir trabalhar no Banco do Brasil…”, mencionando a obrigação da equipe em trazer o caneco na Copa do Mundo de 2014, atuando em casa. Utilizada como âncora em diversos programas de rádio e TV e comentada em inúmeras redes sociais, a frase fez com que o técnico se desculpasse ao presidente da instituição, causando mal estar entre a aguerrida categoria dos bancários.

Não obstante a qualidade do atendimento que em algumas agências e instituições ainda deixam a desejar, o fato é que o mundo corporativo não é mais como era antigamente, parodiando Renato Russo. Cumprimento de metas, prazos apertados, concorrência crescente, produtos made in China, demissões em massa e bônus por desempenho, passaram a fazer parte do dia a dia de presidentes a operários, mudando apenas o escopo e o impacto das decisões, além do contracheque.

Apesar de a pressão estar presente em praticamente todos os setores e atividades, basta imaginar quantos profissionais estão envolvidos em seu dia a dia: motoristas de ônibus e táxis, médicos, dentistas, atendentes, vendedores, balconistas, cozinheiros, mecânicos, professores, advogados, consultores e até bancários. Colocarei meu foco no mundo corporativo, sugerindo algumas dicas que poderão atenuar a pressão exercida pelo sistema, em qualquer nível.

Cargos operacionais costumam ter prazos mais apertados, atividades diárias ou mesmo horários para terminar determinada tarefa. Outras, mais gerenciais e de planejamento, podem trabalhar com datas mais elásticas, trimestrais, mensais ou semanais, podendo alocar sua carga de trabalho. Isto de nada atenua a pressão, a qual virá em doses homeopáticas ou alopáticas.

Sempre atuei em cargos ligados direta ou indiretamente à área comercial, na qual o fator pressão é bastante presente e em grande parte, causado pelo próprio modo como atua. Vendedores costumam trazer grande parte de sua receita na segunda quinzena ou em muitos casos, na última semana do mês. Sazonal ou não, o fato é que este comportamento gera estresse e pressão para todos os envolvidos: marketing, produção, logística, financeiro, faturamento e expedição.

Em todas as empresas na quais passei, sempre tive como meta trabalhar menos e de maneira mais inteligente, o que está intimamente ligado à redução de pressão. Imagine o último dia de faturamento em uma empresa: corre-corre, gritaria, pedidos de última hora, erros de faturamentos, almoços na baia, pau no sistema, horas extras, pizzas à noite, entregas após o expediente. Não tem como imaginar vida inteligente nesta balbúrdia.

Uma saída está na expressão: >IPO =

Inteligência: avaliem de maneira ampla e profunda os principais fluxos de atividade de sua área, envolvendo todos os colaboradores, os quais sabem como ninguém, os detalhes dos processos. Mapeie e liste os eventuais pontos de criação de pressão: excesso, sobrecarga e retrabalho, gerando listas de sugestões através de grupos menores, utilizando técnicas de brainstorming.

Planejamento: com um primeiro esboço, comunique às demais áreas envolvidas e obtenha o apoio da alta direção, essenciais para evitar os sabotadores. O próximo passo é criar um cronograma realista e desafiador para os principais projetos, com responsáveis e responsabilidades claras e bem definidas. Delegue e forneça subsídios materiais e financeiros para que possam atingi-las.

Organização: envolva os colaboradores, criando indicadores individuais ou em grupo que possam ser medidos e acompanhados, como por exemplo, uma ferramenta tipo dashboard ou painel de controle. Avalie, comparando o realizado versus o previsto. Incentive e premie as melhores práticas, discutindo os impactos na redução da pressão. Periodicamente repita o processo, aperfeiçoando-o ainda mais para aumenta o índice IPO.

Apesar de parecer demasiadamente simples, o método tem se mostrado bastante eficaz, fazendo com que haja vida além do crachá. Neste tempo extra, sugiro que encontre outra atividade que lhe dê prazer, dedique mais tempo à família, cuide de sua saúde, semeie amizades ou simplesmente não faça nada. Caso tenha dúvidas do que fazer com o ócio e o tempo livre, pergunte ao Felipão.

Marcos Morita é mestre em Administração de Empresas, professor da Universidade Mackenzie e professor tutor da FGV-RJ. Especialista em estratégias empresariais, é colunista, palestrante e consultor de negócios. Há mais de quinze anos atua como executivo em empresas multinacionais.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo Lula decide não adotar horário de verão em 2024

post-image

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (16), que o horário de verão não será retomado neste ano. A decisão foi tomada durante reunião que avaliou os impactos econômicos e energéticos da medida.

Segundo o governo, o benefício econômico da mudança de horário não justifica a sua adoção, sendo mantido o horário convencional em todo o país. O ministro havia dito anteriormente que a medida só seria adotada se fosse “estritamente necessária”.

O que aconteceu

Governo desiste do retorno do horário de verão. De acordo com Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, houve zelo e cuidado ao fazer esse debate. Especialistas se reuniram dez vezes nos últimos 45 dias para tratar do do assunto. “Chegamos à conclusão de que não há necessidade para este verão. Temos a segurança energética assegurada. É o início de…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Jerônimo promete pleitear com Lula investimentos para Juazeiro

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta quarta-feira, 16, que deve continuar pleiteando investimentos para Juazeiro junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A cidade será gerida a partir de janeiro de 2025 por Andrei da Caixa (MDB).

Jerônimo citou as obras realizadas no município e frisou a importância da parceria com o governo federal.

“Existem ações de infraestrutura acontecendo, as nossas escolas todas de Juazeiro estão ou já novas, ou modernizadas, o hospital está quase pronto, com ampliação de serviços que não eram de alta complexidade fornecidos. Em parceria com o governo federal, estamos fazendo a passagem urbana, viadutos dentro da cidade, aquela pista é ruim demais. Vamos continuar pleiteando com o Lula mais investimentos em infraestrutura, e no nosso caso, a iluminação de uma avenida, fora os investimentos”, iniciou Jerônimo.

Política

Tebet diz que ‘chegou a hora’ de revisar a estrutura de gastos do Brasil

post-image

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que o momento é de discutir medidas de revisão de gastos estruturantes que a “política permite”, ainda que não sejam ideais ou da forma como a equipe econômica gostaria de tocar. Os assuntos deverão tramitar via Proposta de Emenda Constitucional (PEC) ou projeto de lei ordinária.

“Essa é a segunda etapa. É aquela que a política permite, que o momento político permite, lembrando que nós estamos há praticamente dois meses e meio do final do ano legislativo. Vamos colocar na mesa políticas públicas ou revisão de gastos que possam algumas começar e serem aprovadas até o final do ano e outras que começarão o debate este ano e que poderão ser aprovadas, se for vontade do Congresso Nacional, no primeiro trimestre, primeiro…

Read More
Relevantes Sem Categoria

Produção de grãos terá crescimento recorde de 8,3%, prevê Conab

post-image

Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção de grãos no Brasil terá crescimento recorde de 8,3% na temporada 2024/25, chegando a 322,47 milhões de toneladas. Se confirmado, o resultado representa acréscimo de 24,5 milhões de toneladas na comparação com o ciclo anterior.

A projeção consta do 1º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado nesta terça-feira (15). Em termos de área, o crescimento estimado é de 1,9%, totalizando 81,34 milhões de hectares a serem utilizados nesta safra.

Segundo a Conab, a área destinada à produção de arroz é 9,9% maior do que a utilizada no ciclo anterior. Essa alta foi percebida em todas as regiões do país, sendo de forma mais intensa no Centro-Oeste (33,5%) e no Sudeste (16,9%).

“Só em Mato Grosso, os produtores vão destinar mais de 133…

Read More
Juazeiro Política

Prefeito eleito, Andrei cumpre extensa agenda em Salvador buscando investimentos e parcerias para transformar Juazeiro

post-image

O prefeito eleito, Andrei Gonçalves (MDB), iniciou a semana com uma série de importantes reuniões em Salvador, nesta segunda-feira (14), buscando parcerias estratégicas para alavancar o desenvolvimento da cidade. Acompanhado de seu vice, Tiano Félix (PT), dos deputados estaduais Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PV), Andrei esteve na SEINFRA, CAR, Secretaria de Educação e CERB, onde tratou de temas fundamentais para o futuro de Juazeiro.

Nas reuniões, foram discutidos projetos para melhorar a infraestrutura da cidade e da zona rural, agricultura familiar e a educação do município. Entre as pautas prioritárias estavam a obra da estrada do Salitre, a recuperação das estradas de Itamotinga e Maniçoba, além da pavimentação na sede e na zona rural. “Vamos trazer de volta o bem-estar para quem vive no campo e precisa de estradas melhores para trabalhar e transportar seus produtos,” afirmou Andrei.

Política Relevantes

Quinto voo da FAB com 220 repatriados do Líbano chega a SP

post-image

O quinto voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que resgatou brasileiros do Líbano pousou às 6h06 da manhã desta segunda-feira (14) na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos. Estavam a bordo 220 repatriados e dois animais de estimação, no voo que integra a Operação “Raízes do Cedro”, coordenada pelo governo federal.

Iniciada em 2 de outubro, a operação já repatriou um total de 1.105 brasileiros e 14 animais de estimação do Líbano. Segundo a FAB, também foram transportadas 43 toneladas de donativos, como insumos hospitalares e cestas básicas, para ajudar vítimas no Líbano.

A logística de repatriação envolve o uso de aeronave e de servidores da Força Aérea Brasileira e um intenso trabalho de articulação do Itamaraty. Segundo o governo federal, a comunidade brasileira no Líbano tem cerca de 20 mil pessoas, dos…

Read More
Política

Lula sanciona Acredita, que concede crédito a empreendedores

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou projeto de lei que institui o Acredita no Primeiro Passo.

O programa é uma iniciativa do governo federal que oferece linhas de crédito para pequenos empreendedores. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União da quinta-feira (10).

Entre as propostas para os empreendedores previstas no Acredita está a criação do Programa de Crédito e Financiamento de Dívidas de Microempreendedores Individuais e Microempresas (Procred 360), que concede crédito a MEIs e microempresas.

O programa também institui o Desenrola Pequeno Negócio, que permite a renegociação de dívidas de MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte com instituições financeiras. A medida busca beneficiar empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e dívidas em atraso há mais de três meses.

Política Relevantes

Lula sanciona Lei do Combustível do Futuro

post-image

O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (8), a Lei do Combustível do Futuro. O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional em 11 de setembro, e sancionado nesta terça, durante a feira Liderança Verde Brasil Expo, na Base Aérea de Brasília.

A norma estabelece regras para a expansão da produção e do uso de biocombustíveis como biodiesel, etanol, biometano, diesel verde e SAF (aviação). A proposta 5216/2023, de autoria do deputado Otto Alencar Filho (PSD/BA), foi incluída no texto final.

De acordo com o deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA), a lei é importante porque vai contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa. “Dessa forma, o país vai conseguir cumprir as metas propostas pelo Brasil no Acordo de Paris. Além disso, também vai ajudar a reduzir a elevada dependência do Brasil…

Read More