“A Univasf em Paulo Afonso já é realidade”, afirma o reitor

No segundo semestre de 2014 a Bahia contará com um campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) no município de Paulo Afonso.

No segundo semestre de 2014 a Bahia contará com um campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) no município de Paulo Afonso. O prazo previsto pela Comissão de Implantação foi reafirmado pelo reitor Julianeli Tolentino de Lima durante a recente visita que fez ao município para reuniões com dirigentes da Chesf, IFBA, Uneb, Fasete, Prefeitura Municipal e com o comandante da 1ª Companhia de Infantaria. A visita do reitor Julianeli, do vice-reitor Telio Nobre Leite e representantes da Comissão de Implantação a Paulo Afonso, também objetivou parabenizar o prefeito Anilton Bastos e vereadores eleitos no último pleito municipal.

Durante o café da manhã realizado na última terça-feira (4), na Casa da Diretoria da Chesf, oferecido aos candidatos eleitos, o reitor destacou a educação como vetor de desenvolvimento para a região e expôs os objetivos da expansão da universidade. Reforçou que a Univasf está trabalhando para que a implantação do campus de Paulo Afonso se efetive no segundo semestre de 2014, visando à criação de um polo de referência regional na área de saúde. Ao encerrar o seu pronunciamento dirigido às autoridades presentes Julianeli disse: “A Univasf em Paulo Afonso já é realidade”.

Com a implantação do campus de Paulo Afonso, a Univasf amplia a sua inserção no estado da Bahia que já conta com outros dois campi, nos municípios de Juazeiro e de Senhor do Bonfim. Em Paulo Afonso, o novo campus será aberto inicialmente com o curso de Medicina com oferta de 40 vagas anuais. A iniciativa envolve parcerias com a Chesf e instituições de ensino superior que já manifestaram interesse em apoiar as ações articuladas pela Univasf. Para a Reitoria a maior oferta de cursos de graduação possibilitará a formação de um polo universitário.

Conforme o reitor, para a concretização das ações previstas no projeto de implantação, já aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Universitário, é necessário que haja articulação entre os parceiros para que o calendário previsto pela Comissão de Implantação seja cumprido. Julianeli Tolentino enfatizou a importância do apoio da Chesf que já sinalizou a transferência de posse do hospital da Companhia. Ele também destacou o compromisso assumido pela Prefeitura da cidade para a construção de um restaurante universitário. A proposta foi reafirmada na fala do prefeito Anilton Bastos: “A presença da Univasf é muito importante para a macrorregião de Paulo Afonso e estamos aqui nos dispondo a marchar juntos com a universidade para que a partir de 2014 venha se instalar o curso de Medicina, e já assumimos o compromisso para a criação do restaurante universitário como contrapartida da Prefeitura”, garantiu o prefeito.

Na ocasião Anilton Bastos pediu o apoio do legislativo municipal, ali representado pelos vereadores eleitos e das demais lideranças políticas. “A Univasf vai trazer grandes benefícios em todas as áreas, não só na educação e saúde, mas para todo o setor produtivo e econômico, a presença da Univasf é um ganho para Paulo Afonso”, declarou o prefeito. O vereador eleito Marconi Daniel também defendeu a necessidade de apoio do segmento político. “Espero que essa união venha acontecer com todos os políticos da esfera municipal, estadual e federal.” Para o atual presidente da Câmara de Vereadores, Regivaldo Coriolano a implantação do campus da Univasf deverá transformar a cidade em um polo de educação da Bahia. “Nós entendemos que a Univasf tem um papel importantíssimo na discussão estratégica das cidades circunvizinhas, porque tem um papel social para a região”, afirmou.

Parcerias

O acordo de cooperação articulado com a Chesf envolve a transferência de posse do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS) para a Univasf. Conforme o reitor, a concretização dessa parceria viabilizará a oferta de serviços de saúde de alta complexidade, ainda não disponibilizados no município, a exemplo da instalação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Julianeli ressaltou que o documento que será elaborado pela universidade, indicará as bases da negociação e intervenções para efetivação da proposta que será apresentada à Chesf. Julianeli antecipou que o parecer deverá sugerir à Chesf à dotação da infraestrutura de base para a implantação da UTI no HNAS.

Para o administrador da Chesf em Paulo Afonso, Augusto Cesar, o curso de Medicina vai favorecer a fixação de médicos no interior. Ele enfatizou que a perspectiva de ampliação e melhoria da oferta dos serviços de saúde motivou a Chesf para a sinalização do apoio. “Já sinalizamos a transferência do nosso hospital e do nosso antigo centro de treinamento para a Univasf, mas é necessário que a universidade formalize o seu interesse nesses equipamentos para que possamos encaminhar à nossa Diretoria Geral e darmos seguimento às negociações”, explicou o Augusto Cesar. O aporte financeiro do Governo Federal a ser empregado na construção do campus de Paulo Afonso é de aproximadamente R$ 14 milhões. O volume de recursos será destinado à edificação das instalações físicas de salas de aula, laboratórios e demais equipamentos, inicialmente para o curso de Medicina, e para outras graduações na área de saúde que também poderão ser implantadas.

“Estamos articulando junto a 1ª Companhia de Infantaria para que a Univasf possa ocupar a área que está jurisdicionada ao Exército e o quanto antes tivermos esta resposta, mas cedo a Univasf se instalará em Paulo Afonso”, enfatizou o reitor. A proposta da Univasf é dar início aos processos de licitação de obras já em 2013, mas para que os procedimentos licitatórios possam ser efetivados, explica Julianeli, é necessário definir a área onde será edificado o campus.

A possível doação da área do Exército que é pleiteada pela Univasf foi discutida em reunião do reitor Julianeli e do vice-reitor Telio Nobre Leite com o comandante da 1ª Companhia de Infantaria, major Roberto Pereira Angrizani. Ainda este mês, a Univasf deverá oficializar a solicitação por meio de ofício que será protocolado junto ao Comando da 6ª Região Militar, em Salvador (BA). “Logicamente que a universidade e o curso de Medicina trazem enormes benefícios para a população e para a cidade, e sem dúvida isso deverá ser levado em consideração, mas deve ser estudado, de acordo com os interesses do Exército para esse terreno”, disse major Angrizani.

A Reitoria da Univasf também se reuniu com dirigentes de instituições de ensino superior para definição de estratégias de parcerias e cooperação interinstitucionais. Na Uneb, a comitiva da Univasf foi recebida pelo diretor Dorival Pereira; no IFBA, pela diretora em exercício, Railda Campestrine e na Fasete pelos diretores Gilberto Sérgio Gomes de Oliveira e Jacson Gomes de Oliveira. Aos dirigentes das respectivas instituições, Julianeli Tolentino e Telio Leite ratificaram o interesse de parcerias e afirmaram que a proposta da Univasf é estabelecer uma relação de cooperação que venha a somar com as demais instituições de ensino. Julianeli também confirmou a participação da universidade no Fórum Permanente de Educação que será aberto em 2013 e que visa à articulação de iniciativas conjuntas para a promoção de pesquisa e ações de extensão. O convite foi feito pelo diretor da Uneb, Dorival Pereira e pela diretora do IFBA, Railda Campestrine.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

post-image

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que…

Read More
Petrolina Política Relevantes

TRE-PE determina perda de mandato da vereadora de Petrolina, Lucinha Mota

post-image

Em sessão plenária desta quinta-feira (5), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, por unanimidade, a perda do mandato da vereadora Lucinha Mota, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, seu antigo partido.

O Tribunal não acolheu os argumentos de Lucinha Mota de mudança na linha programática da legenda e perseguição pessoal para justificar a desfiliação e decidiu que o mandato cabe ao partido pelo qual ela disputou a eleição em 2020, o PSOL.

A ação cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, com a decisão, a vereadora perde o mandato de imediato. Em nota à TV Grande Rio, Lucinha Mota se pronunciou sobre a decisão e ressaltou indignação com o resultado, além de destacar que a decisão de acionar a justiça para garantir a cadeira no…

Read More
Política Relevantes

PT tenta barrar mudança da Ficha Limpa que pode beneficiar Bolsonaro

post-image

O PT no Senado apresentou no plenário da Casa uma proposta para tentar evitar que o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação estava marcada para esta terça, 3, mas, diante da falta de consenso sobre o tema, foi adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A atual redação do projeto diz que um candidato só pode se tornar inelegível em caso que implique cassação de registro ou diploma, quando eleito. Segundo um dos idealizadores da Lei de Ficha Limpa, o ex-juiz Márlon Reis, como Bolsonaro perdeu o pleito e não foi diplomado, ele poderia se beneficiar da brecha legal.

O próprio Reis disse que se reuniu com senadores ligados ao governo para alertar sobre o que estava sendo votado. Essa proposta é criticada por movimentos…

Read More
Política

Estado lança Programa Bahia de Integridade Pública

post-image

O Governo do Estado lançou por meio da Auditoria Geral do Estado, órgão vinculado à  Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o Programa Bahia de Integridade Pública (PIP/BA). A solenidade aconteceu no Auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A iniciativa reúne ações voltadas à prevenção, à detecção e à punição para comportamentos antiéticos, fraudes e outros desvios de conduta. 

Durante o evento, o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, assinou a portaria que institui o Programa Bahia de Integridade Pública e oito órgãos estaduais já firmaram o Termo de Adesão ao PIP/BA: Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Eleições 2024: confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Petrolina

post-image

Os candidatos à prefeitura de Petrolina divulgaram as agendas de campanha. A lista segue a ordem alfabética dos nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aparecer nas urnas nas eleições 2024. Confira as agendas:

Segunda-feira, 2 de setembro:

Dr. Marcos Ortopedista (Agir):
8h: Reunião com colegas médicos para discutir prazo para consultas, exames e cirurgias nos postos de saúde
12h: Reunião com ex-secretário de Ação Social para aprender viabilizar a criação da secretário da pessoa idosa
19h: Visita ao Vale do Grande Rio para falar sobre implantação de câmeras de segurança nos bairros aonde mais está ocorrendo crimes


Dr Julio (PSDB):
9h: Gravação para guia eleitoral
15h: Visita a empresas
18h45: Visita à feira do José e Maria

Lara Cavalcanti ( PL):
7h10: Entrevista para o Programa Nossa Voz GRFM
16h: Caminhada no Pedro Raimundo
17h: Caminhada Vale…

Read More
Política Relevantes

Governo envia Orçamento de 2025 prevendo salário mínimo de R$ 1.509

post-image

Em mais um dia tenso para a equipe econômica, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025 foi protocolado no Congresso Nacional, a previsão de um salário mínimo de R$ 1.509.

Esse novo valor representa um aumento de R$ 97 sobre o piso atual, de R$ 1.412 ao mês, o que equivale a um reajuste de 6,87%, dado acima da inflação projetada pelo mercado para este ano, de 4,25%, de acordo com a mediana das estimativas do mercado coletadas no último boletim Focus, do Banco Central.

Leia também: Projeto de lei de Lula que aumenta impostos de empresas e bancos recebe críticas de parlamentares
O aumento de 6,87%, de acordo com dados do Ministério do Planejamento e Orçamento, vem de 3,82% dados pela variação estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses encerrados…

Read More
Política Relevantes

Propaganda eleitoral no Rádio e TV já começa nessa sexta-feira(30); Confira os tempos e ordem de apresentação dos candidatos de Juazeiro

post-image

A propaganda eleitoral para as Eleições Municipais de 2024 começou oficialmente nesta manhã de sexta-feira (30), às 7h da manhã no rádio, oportunidade em que os candidatos a prefeito começaram a se apresentar para o eleitor no horário gratuito determinado pelo TSE.

Neste primeiro dia em Juazeiro a ordem de apresentação dos programas da propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão começam com a seguinte ordem e tempo: 

– Coligação O Futuro Chegou (Andrei Gonçalves): 3:04 minutos.

– Coligação Juazeiro de Toda Gente (Márcio Jandir): 1:07 minutos.

– Aliança por Juazeiro (Suzana Ramos): 04:45 minutos.

– Partido Social Democrático (Celso Carvalho): 1:04 minutos.

Os programas de Rádio tem dois horários: das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10.

Na Televisão os…

Read More
Política Relevantes

Cármen Lúcia diz que horário eleitoral será exercício democrático

post-image

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (29) que o horário eleitoral no rádio e na TV será um espaço de exercício democrático de informação. A declaração foi feita durante a abertura da sessão do TSE na manhã desta quinta-feira(29). 

O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (30) e vai até 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Os horários serão divididos em blocos de propaganda dos candidatos às prefeituras. Os candidatos ao cargo de vereador não têm tempo no horário eleitoral.

“A partir de amanhã [sexta-feira] tem início o horário eleitoral gratuito, pelo qual se dá ciência, como é próprio de um processo eleitoral democrático, das propostas dos candidatos. Mais um espaço de exercício democrático de informação”, afirmou.

O horário eleitoral será exibido nas emissoras…

Read More