Primeira biografia de Luiz Gonzaga relançada pela CEPE

O livro chega à nona edição, como um dos dois melhores trabalhos do gênero (o outro é Vida de viajante – a saga de Luiz Gonzaga, pela Editora 34).

O sanfoneiro do riacho da Brígida – vida e andanças de Luiz Gonzaga – O Rei do Baião, do paraibano (de Conceição), Sinval Sá foi relançado pela Cia Editora de Pernambuco – CEPE. O autor, hoje com 90 anos, participa de noite de autógrafos, no mesmo dia em que se comemora o centenário do biografado. Uma noite que terá também o lançamento de um selo alusivo à efeméride, e culmina com um show de Elba Ramalho, com a Orquestra Sinfônica do Recife, interpretando, naturalmente, um repertório de clássicos de Luiz Gonzxaga.

O livro chega à nona edição, como um dos dois melhores trabalhos do gênero (o outro é Vida de viajante – a saga de Luiz Gonzaga, pela Editora 34).O livro de Sinval Sá é também a primeira biografia de Gonzagão. Há quem considere o potiguar Zé Praxédi, conhecido como O Poeta Vaqueiro, publicou, em 1952, Luiz Gonzaga e outras poesias, biografia em versos, mas que não vai além da curiosidade bibliográfica.

Sinval Sá, que há anos mora em Brasília (aposentado do Tribunal de Conta da União), conta que a vontade de escrever sobre Luiz Gonzaga surgiu quando ele estava de visita a Taubaté (SP): “Foi em 1953, era carnaval, e na cidade não havia nada. Aquela. De repente comecei a ouvir aquele vozeirão: ‘Já faz três anos que pro Norte relampeia…’. A ideia ficou comigo, contei aquilo para o pessoal em casa. Um belo dia, eu morava em Fortaleza, minha mulher me disse que Luiz Gonzaga estava na cidade. Descobri o hotel, e liguei para ele. Luiz Gonzaga concordou em me receber”. O paraibano explicou ao Rei do Baião qual seu objetivo. A anuência do cantor veio com um comentário: “Você me parece honesto. É o primeiro que não me pede dinheiro para escrever um livro sobre mim”.

Este contato inicial aconteceu em 1960. Em março de 1961, Sinval Sá reencontrou Luiz Gonzaga em sua casa, na Ilha do Governador: “Daí em diante foram várias entrevistas. Não tinha estas facilidades de gravador não. Era no caderno mesmo. Gastei mais de dez cadernos com as anotações que fiz do que ele me contava. Bem antes desta biografia eu já escrevia ficção. Ganhei até prêmios, então escrevi o primeiro capítulo do livro sobre Luiz Gonzaga meio romanceado, e mandei para ele”, continua Sinval Sá.

Ele lembra que dias depois quis saber o que o biografado tinha achado: “Ele me disse que não gostou. Que o que estava ali não era o que ele havia me contado. Então passei a escrever sem enfeitar, na primeira pessoa. O livro só ficou pronto no começo de 1966, mas eu não sabia como seria publicado. Um dia eu estava no trabalho, na reitoria da Universidade do Ceará, corrigia os originais. Um colega viu, perguntou de que se tratava. Quando disse, ele me sugeriu que levasse para um padre, que editava um jornal chamado A Fortaleza. O padre pediu para ler o texto, dizendo que se gostasse publicaria”.

O padre não apenas publicou O sanfoneiro do riacho da Brígida, como armou uma festa para o lançamento, que aconteceu no Centro de Fortaleza, na Praça do Ferreira: “Teve inclusive um show de Luiz Gonzaga. Juntou uma multidão na praça, mas a festa foi mal organizada, porque só foram vendidos 60 exemplares”,conta Sinval Sá. No entanto, a tiragem inicial de 3 mil livro logo se esgotou.

Na época Luiz Gonzaga estava em baixa no Sudeste. Em 1966, a Jovem Guarda estava no auge. Luiz Gonzaga e os forrozeiros que surgiram depois dele forma alijados para horários menos nobre das emissoras de rádio e TV: “Ele levava os livros na camionete, e saía vendendo nos shows que fazia pelo Nordeste. Muitas vezes era a mulher dlee, Dona Helena, que ficava vendendo. Logo foi preciso outra tiragem, mais outra. Sei que foram vendidos dez mil livros, por esta editora de Fortaleza”.

O sanfoneiro do riacho da Brígida vendeu todas as edições publicadas, que nunca foram de muitos exemplares. Portanto saia logo de catálogo. O autor diz que este ano uma editora de São Paulo se interessou em lança-lo, mas Sinval Sá, que é filho de pernambucanos, deu preferência à CEPE: “em nenhuma edição mexi no texto original. A última que saiu foi em 2002, em Brasília.

O escritor confessa que depois do texto pronto em comum acordo com Luiz Gonzaga preferiu não deixar assuntos que poderiam mexer com a família do artista. Entre estes assuntos, está a paternidade de Gonzaguinha: “Prefiro não falar sobre isto”, esquiva-se Sinval Sá, acrescentando que assistiu ao filme Gonzaga de pai pra filho (de Breno Silveira), e que não gostou, embora tenha notado em alguns trechos que o roteirista leu seu livro: “É bom como filme, mas não é de jeito nenhum a vida de Gonzaga. Tem muito mais de Gonzaguinha. Lembro dele, em casa, na Ilha do Governador, calado tocando violão. Fui amigo de Luiz Gonzaga até o fim da vida dele. Sempre que ia à Brasília me visitava

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

post-image

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que…

Read More
Petrolina Política Relevantes

TRE-PE determina perda de mandato da vereadora de Petrolina, Lucinha Mota

post-image

Em sessão plenária desta quinta-feira (5), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, por unanimidade, a perda do mandato da vereadora Lucinha Mota, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, seu antigo partido.

O Tribunal não acolheu os argumentos de Lucinha Mota de mudança na linha programática da legenda e perseguição pessoal para justificar a desfiliação e decidiu que o mandato cabe ao partido pelo qual ela disputou a eleição em 2020, o PSOL.

A ação cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, com a decisão, a vereadora perde o mandato de imediato. Em nota à TV Grande Rio, Lucinha Mota se pronunciou sobre a decisão e ressaltou indignação com o resultado, além de destacar que a decisão de acionar a justiça para garantir a cadeira no…

Read More
Política Relevantes

PT tenta barrar mudança da Ficha Limpa que pode beneficiar Bolsonaro

post-image

O PT no Senado apresentou no plenário da Casa uma proposta para tentar evitar que o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação estava marcada para esta terça, 3, mas, diante da falta de consenso sobre o tema, foi adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A atual redação do projeto diz que um candidato só pode se tornar inelegível em caso que implique cassação de registro ou diploma, quando eleito. Segundo um dos idealizadores da Lei de Ficha Limpa, o ex-juiz Márlon Reis, como Bolsonaro perdeu o pleito e não foi diplomado, ele poderia se beneficiar da brecha legal.

O próprio Reis disse que se reuniu com senadores ligados ao governo para alertar sobre o que estava sendo votado. Essa proposta é criticada por movimentos…

Read More
Política

Estado lança Programa Bahia de Integridade Pública

post-image

O Governo do Estado lançou por meio da Auditoria Geral do Estado, órgão vinculado à  Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o Programa Bahia de Integridade Pública (PIP/BA). A solenidade aconteceu no Auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A iniciativa reúne ações voltadas à prevenção, à detecção e à punição para comportamentos antiéticos, fraudes e outros desvios de conduta. 

Durante o evento, o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, assinou a portaria que institui o Programa Bahia de Integridade Pública e oito órgãos estaduais já firmaram o Termo de Adesão ao PIP/BA: Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Eleições 2024: confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Petrolina

post-image

Os candidatos à prefeitura de Petrolina divulgaram as agendas de campanha. A lista segue a ordem alfabética dos nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aparecer nas urnas nas eleições 2024. Confira as agendas:

Segunda-feira, 2 de setembro:

Dr. Marcos Ortopedista (Agir):
8h: Reunião com colegas médicos para discutir prazo para consultas, exames e cirurgias nos postos de saúde
12h: Reunião com ex-secretário de Ação Social para aprender viabilizar a criação da secretário da pessoa idosa
19h: Visita ao Vale do Grande Rio para falar sobre implantação de câmeras de segurança nos bairros aonde mais está ocorrendo crimes


Dr Julio (PSDB):
9h: Gravação para guia eleitoral
15h: Visita a empresas
18h45: Visita à feira do José e Maria

Lara Cavalcanti ( PL):
7h10: Entrevista para o Programa Nossa Voz GRFM
16h: Caminhada no Pedro Raimundo
17h: Caminhada Vale…

Read More
Política Relevantes

Governo envia Orçamento de 2025 prevendo salário mínimo de R$ 1.509

post-image

Em mais um dia tenso para a equipe econômica, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025 foi protocolado no Congresso Nacional, a previsão de um salário mínimo de R$ 1.509.

Esse novo valor representa um aumento de R$ 97 sobre o piso atual, de R$ 1.412 ao mês, o que equivale a um reajuste de 6,87%, dado acima da inflação projetada pelo mercado para este ano, de 4,25%, de acordo com a mediana das estimativas do mercado coletadas no último boletim Focus, do Banco Central.

Leia também: Projeto de lei de Lula que aumenta impostos de empresas e bancos recebe críticas de parlamentares
O aumento de 6,87%, de acordo com dados do Ministério do Planejamento e Orçamento, vem de 3,82% dados pela variação estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses encerrados…

Read More
Política Relevantes

Propaganda eleitoral no Rádio e TV já começa nessa sexta-feira(30); Confira os tempos e ordem de apresentação dos candidatos de Juazeiro

post-image

A propaganda eleitoral para as Eleições Municipais de 2024 começou oficialmente nesta manhã de sexta-feira (30), às 7h da manhã no rádio, oportunidade em que os candidatos a prefeito começaram a se apresentar para o eleitor no horário gratuito determinado pelo TSE.

Neste primeiro dia em Juazeiro a ordem de apresentação dos programas da propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão começam com a seguinte ordem e tempo: 

– Coligação O Futuro Chegou (Andrei Gonçalves): 3:04 minutos.

– Coligação Juazeiro de Toda Gente (Márcio Jandir): 1:07 minutos.

– Aliança por Juazeiro (Suzana Ramos): 04:45 minutos.

– Partido Social Democrático (Celso Carvalho): 1:04 minutos.

Os programas de Rádio tem dois horários: das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10.

Na Televisão os…

Read More
Política Relevantes

Cármen Lúcia diz que horário eleitoral será exercício democrático

post-image

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (29) que o horário eleitoral no rádio e na TV será um espaço de exercício democrático de informação. A declaração foi feita durante a abertura da sessão do TSE na manhã desta quinta-feira(29). 

O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (30) e vai até 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Os horários serão divididos em blocos de propaganda dos candidatos às prefeituras. Os candidatos ao cargo de vereador não têm tempo no horário eleitoral.

“A partir de amanhã [sexta-feira] tem início o horário eleitoral gratuito, pelo qual se dá ciência, como é próprio de um processo eleitoral democrático, das propostas dos candidatos. Mais um espaço de exercício democrático de informação”, afirmou.

O horário eleitoral será exibido nas emissoras…

Read More