Os deputados estaduais pernambucanos estiveram na última quinta-feira, dia 13 de dezembro, na sessão itinerante da Assembleia Legislativa em Exu, no Sertão do Araripe. O ato foi para homenagear o centenário do mestre Luiz Gonzaga, pernambucano do século 20 que se fosse vivo estaria completando 100 anos no dia 13.
As atividades do Poder Legislativo estadual foram transferidas para a terra natal do Rei do Baião e a sessão foi realizada embaixo do famoso Juazeiro no Parque Aza Branca, local que guarda o acervo de Gonzagão e onde encontra-se também seu mausoléu, de seu pai Jauário e de sua mãe, Santana.
A sessão concedeu a medalha do centenário a pessoas que conviveram com Luiz Gonzaga. Após a solenidade que teve no final a presença do governador do estado, Eduardo Campos, os deputados foram prestigiar o início das festividades oficiaais organizadas pelo governo do estado em homenagem ao centenário de Gonzagão.
Para o deputado Odacy Amorim , do PT, é uma homenagem justa para um dos maiores símbolos do Nordeste e em especial do Sertão nordestino. “Luiz Gonzaga representou bem a nossa região e toda a sua obra mostra isso. Nesta data especial nada mais justo que festejar o seu centenário com o Poder Legislativo estadual também participando das homenagens”, disse Odacy que também estava aniversariando na data fato que foi lembrado pelo presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, quando do início dos trabalhos da sessão especial itinerante.