A solenidade de posse dos novos secretários de Saúde e de Finanças da Prefeitura de Juazeiro foi presidida pelo prefeito Isaac Carvalho (PC do B), que destacou os desafios que os novos titulares irão enfrentar nas respectivas pastas. O prefeito ressaltou a necessidade de “otimizar os recursos” e relembrou o déficit que desde 2009 segundo ele, assombra a saúde, educação, saneamento entre outros problemas no município. Salientou o desenvolvimento obtido durante sua primeira gestão e comemorou a diminuição da mortalidade infantil na cidade. “Encontramos um município com problemas na área social, na educação, na saúde, e sem projetos. Tivemos que trabalhar para buscar equilibrar tudo isso. Sabemos que devemos melhorar muito, principalmente na saúde, mas tivemos muitos avanços como a implantação do Hospital da Criança, da Maternidade Municipal, da UPA e de unidades de saúde em diversos bairros e localidades do interior”, destacou o prefeito, que anunciou ainda a implantação da segunda UPA de uma UTI e da Casa da Gestante na maternidade municipal.
A Secretaria de Finanças será comandada pela contadora Zalitéa Mendes, que traz a experiência de 23 anos na área pública e financeira para auxiliar na nova missão. Segundo ela, sente-se motivada em ajudar a cidade. “A queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), prejudicou a distribuição de recursos, e por isso vamos traçar um diagnóstico para diminuir as consequências sem prejudicar a população. Administrar uma empresa é diferente de você conduzir a gestão pública. Vamos buscar o equilíbrio financeiro para encontrar o lucro social que tanto Juazeiro precisa e ficaremos felizes em saber que estamos contribuindo para esse crescimento”, disse a nova secretaria.
“Precisamos começar pela atenção básica” disse Cássio Garcia, que ficará á frente da Secretaria de Saúde e continuou reforçando o discurso do prefeito ao comprometer-se em “equilibrar os recursos”. Ele conta que com a experiência que o acompanha na área da saúde sente-se pronto para o novo cargo, e capacitado para atender satisfatoriamente a população.
“Tenho acompanhando a evolução da saúde no município desde 2009 quando estive aqui participando da construção do Programa de Pactuação Integrada, e como diretor da Sesab. Juazeiro conquistou posição de destaque na Bahia e vamos continuar trabalhando para manter essa qualidade atendendo a toda população e região, visto que Juazeiro é uma cidade pólo”, ressaltou Cássio.
Por Denise Saturnino