No intuito de adequar o orçamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), às necessidades dos serviços oferecidos à população de Petrolina, a secretária Lucia Giesta, o secretário adjunto, Tiago Sobreira, e demais dirigentes da SMS se reuniram, na última sexta-feira (01). Os gestores avaliaram o funcionamento dos serviços e necessidades, definiram estratégias e traçaram planos para gestão da saúde em 2013.
“Os municípios brasileiros vivem, hoje, uma situação delicada com a redução dos repasses federais, por isso estamos trabalhando para otimizar os nossos recursos e oferecer um serviço de qualidade à nossa população”, contou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta. Segundo a gestora, o planejamento estratégico prioriza os serviços de Atenção Básica à Saúde, que é competência dos municípios, mas sem deixar de lado a média e alta complexidade.
As ações de planejamento incluem, além da adequação do orçamento às necessidades dos serviços, a confecção de material informativo sobre os serviços, elaboração de protocolos de atendimento para padronização dos fluxos nos serviços, entre outras medidas.