Nesse momento em que Petrolina se solidariza com a agressão sofrida por uma professora universitária, é necessário ressaltar as instituições competentes que atuam dando o amparo necessário às mulheres vítimas de violência. Além da Delegacia da Mulher, o município conta desde 2010, com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher Valdete Cezar (CRAM).
O CRAM é um espaço reservado para o acolhimento e atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência. A instituição é mantida pela Prefeitura Municipal de Petrolina, por meio da Secretaria Municipal da Mulher. Em 2012, cerca de 520 atendimentos foram realizados, a maioria de auxílio psicológico às vítimas.
De acordo com a Secretária da Mulher, Roseanne Farias, o CRAM viabiliza um amparo maior às vítimas “Além de receberem o atendimento psicológico e jurídico, as mulheres em situação de violência, tem o encaminhamento de seus processos aos órgãos competentes” salienta. Vale ressaltar ainda, que os profissionais da instituição realizam palestras e campanhas a respeito do combate à violência doméstica, e ainda promovem oficinas terapêuticas e dinâmicas com as mulheres em situação de violência.
O Atendimento no CRAM acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A instituição é localizada na Avenida Projetada, S/N – Vila Mocó, próximo ao SESI. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (87) 3861 – 4620.