Ao som das antigas machinhas de carnaval e do tradicional Frevo pernambucano, Petrolina esta sendo um cenário de luzes cores e alegria em mais um dia de carnaval na cidade. A Praça 21 de setembro e o palco principal, na Orla de Petrolina ficaram tomados de foliões que ao som de Zé Manoel Geraldo Azevedo e da Orquestra de Frevo Saírava, agitaram as ruas do Centro de cidade em mais um dia de Festa
Com o tema a “Frevança no Vale dos Vinhos” o carnaval de Petrolina mostra a importância dos vinhedos da região na valorização dos ritmos dos antigos carnavais pernambucanos. A produtora cultural da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco(FUNDARP), Danubia Carvalho parabenizou Petrolina por mais um evento bem estruturado e organizado. Para a produtora, o espaço do carnaval é um ambiente agradável e familiar “ a estrutura esta muito bem organizada a equipe de ornamentação trabalhou bem na decoração, o resgate histórico do Frevo foi muito importante para a festa, estão todos de parabéns”, concluiu.
Os foliões começaram a chegar a partir das 15h, a animação e a abertura da noite de festa ficou por conta dos cortejos de Blocos que saiam das praças das Algarobas e da 21 de setembro no sentido palco principal. Para a integrante da União Brasileira de Mulheres (UBM) Socorro Lacerda, Petrolina sempre foi um povo “Freveiro” e que valoriza as suas tradições. “Petrolina tem a tradição de um povo carnavalesco, um povo brincalhão, estamos vendo sempre animação na festa, o povo vai para as ruas brincar” afirmou.
A Secretaria de Cultura de Petrolina, Esmelinda Amorim, alerta para o compromisso da gestão em manter as tradições e culturas de Petrolina. “O carnaval esta bem cultural, o povo correspondeu, as pessoas estão animadas, varias pessoas fantasiadas e aproveitando a festa de momo com sua família” declarou a secretaria. O projeto de valorização das cuturas festivas de Petrolina foi desenvolvido dentro do últimos quatro anos, com o objetivos de fazer um resgate histórico dos carnavais antigos de Petrolina.
Curtindo momento coma família e amigos em Petrolina, o arquiteto Lucas Batarreno, chegou exclusivamente para passar o carnaval em Petrolina, próximo aos seus pais. “O Carnaval de Petrolina é bem propositivo ao bem estar das famílias, aqui podemos ficar tranqüilo, pois temos segurança, infra estrutura, saúde e apoio das repartições publicas na nossa segurança” alertou o arquiteto.
Ambulantes e vendedores volantes foram organizadamente distribuídos no percurso, uma equipe de limpeza publica esteve de prontidão no suporte. Equipes da Guarda Municipal e a Empresa Petrolinense de trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) controlaram o trafego de carros, servidores do Centro de Orientação e assistência sorológica(COAS) distribuíram preservativo e esclarecimentos sobre as DST’s, a Vigilância Sanitária e Ambiental (VISA) atuou efetivamente na fiscalização comercio e bebidas, o Serviço de Atendimento Móvel de Petrolina (SAMU-192) manteve uma unidade próxima a circuito para o pronto atendimento..
“Fizemos um carnaval voltado pra nossa região, Frevo, vinhedos, machinhas antigas, Orquestras, blocos e muitas fantasia, tudo para que os petrolinenses possam se sentir seguros e tenham um carnaval digno e alegre”, conclui o Prefeito de Petrolina Julio Lossio.
Irreverência, corres exageradas e muito brilho também fizeram parte do segundo dia de festa do Carnaval de Petrolina 2013. A Frevança no Vale dos Vinhos mostra que a inclusão social de gêneros, étnicas e orientações sexuais também foi pauta priorizada para a festa. Afirma o produtor Teatral Lucas Seixas de Brito que o carnaval é a festa do encontro de todas as ideologias e opiniões. “O carnaval de Petrolina 2013, não tem distinção entre pessoas, todos ficam nos mesmo circuito, não há cordas ou paredes que separem um folião do outro,todos são naturalmente iguais declarou o carnavalesco.
Ate a próxima Terça-feira(12) Petrolina segue em ritmo de festa e muito frevo. Durante a festa, 30 atrações entre blocos, cortejos e orquestra ainda vão se apresentar nos palcos e ruas da cidade. O carnaval de Petrolina acontece no circuito Orla da cidade e Praça 21 de setembro, a partir das 18 horas.