Os foliões que pretendem aproveitar os cinco dias de festa de carnaval não devem descuidar da hidratação e da alimentação para não terem que interromper a ‘maratona’ de festividades antes do previsto. Mesmo quem abusou e quer se recuperar é possível report as energias, segundo o médico endocrinologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo (SP), Luciano Giacaglia. A primeira etapa de recuperação é o café da manhã, quando devem ser consumidos carboidratos integrais e frutas.
“O carboidrato integral mantém a glicose e a energia no organismo por tempo mais prolongado. Jás as frutas, que são ricas em água e também possuem açúcar, fazem com que a quantidade de gordura no corpo diminua. O café é fundamental. A pessoa deve parar e fazer essa refeição com calma”, explica.
Entre os principais erros e excessos dos foliões estão alto consumo de bebida alcoólica, comer fora de casa e falta de hidratação. Além de reforçar o café da manhã, comer vegetais tanto no almoço quanto no jantar ou no lanche antes da folia também ajuda na recuperação, já que as fibras auxiliam na absorção dos carboidratos, dando suporte de energia mais prolongado (veja abaixo a sugestão de cardápio para os dias de folia).
Outro recurso que deve ser usado na recuperação é a água de coco, rica em sais minerais e nutrientes. Em 100 ml oferece cerca de 250 mg de potássio (a porcentagem total das necessidades diárias) e 105 mg de sódio (metade do valor recomendado por dia), além de boas doses de cálcio, magnésio e vitamina C. De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti de Campinas (SP), Daísa Pinhal, a água de coco é considerada um isotônico natural, ideal para repor os líquidos e os sais perdidos através do suor durante a prática de atividades intensas, como as festas de carnaval.
A hidratação deve acontecer antes, durante e após a folia. Desta forma, todo o corpo ficará hidratado e nutrido. “A pessoa precisa de hidratação para eliminar todas as toxinas do organismo. Quanto maior a quantidade de água, melhor fica a circulação e o rim não é sobrecarregado”, aponta o endocrinologista. Mas, se passar do ponto e beber muito álcool, a orientação é tomar muita água – mineral e de coco – e evitar alimentos ricos em sal, gorduras e comidas pesadas.
O álcool desidrata o corpo e o líquido torna-se mais essencial do que nunca. Além disso, essas recomendações ajudam a tratar a dor de cabeça, típica do quadro de ressaca. “Independente se a pessoa vai consumir bebida alcoolica durante a folia, ela acaba perdendo líquido pela transpiração. Por isso, a histratação deve ser feita durante o dia todo”, recomenda o endocrinologista Luciano Giacaglia (veja abaixo quais são os limites para o consumo de bebidas alcoólicas).
O fígado é um dos órgãos mais sobrecarregados quando há o consumo de bebida alcoolica. “O ideal, por causa disso, é evitar comer carne vermelha e de porco, pois o fígado tem muito trabalho para processar a proteína. Além disso, o fígado não consegue armazenar glicose quando há ingestão de álcool, o que aumenta as chances do folião não se sentir bem”, completa. Os foliões ‘de plantão’ também devem descansar nos dias de festa para que o corpo se recupere.
Cardápio ‘Um dia de folia’
(elaborado pela nutricionista Daísa Pinhal)
CAFÉ DA MANHÃ
1 copo de vitamina de frutas
2 fatias de pão integral com presunto magro
LANCHE
1 barra de frutas
1 caixinha de água de coco
ALMOÇO
Salada de folhas variadas (à vontade)
1 concha de legumes refogados
1 bife grelhado
2 colheres de arroz
1 concha de feijão
1 copo de salada de frutas
LANCHE
1 Iogurte de frutas com granola
JANTAR
1 lanche natural (pão integral, alface, frango com requeijão, tomate e cenoura ralada)
1 copo de suco
1 fruta
LANCHE
1 fruta