Ela tem que estar impecável, cheirosa, com boa aparência e linda. A ditadura da aparência perfeita tem outro sentido para algumas mulheres. Segundo pesquisa feita pela loja virtual isme.com, prezar para que a casa esteja impecável é prioridade para muitas mulheres, que acabam cuidando mais do lar do que delas mesmas.
As entrevistadas com idade superior a 50 anos revelaram gastar por ano mais dinheiro com móveis e itens para deixar os ambientes perfeitos do que investem em suas aparências pessoais. Quase 75% afirmaram gastar cerca de 10 horas mensais fazendo compras para a casa e um quinto revelou que esse tempo ultrapassa 20 horas por mês, o que dá cerca de 45 minutos por dia.
Quarenta e quatro por cento leva esse cuidado além e revela que gosta tanto da casa que prefere passar um tempo relaxando nela do que ficar com família e amigos. “A pesquisa mostra claramente que os interesses da mulher mudam ao longo das etapas da vida. Aos 20, amam roupas; aos 30 priorizam a família e começam a cuidar da casa; mas assim que deixam de cuidar dos filhos, passam a se interessar mais por decoração”, disse a psicóloga Susan Quilliam, ao site Female First, que publicou as informações.
O interesse ainda é reforçado pelos programas de decoração na TV, apontados por 15% das pesquisadas, e muitas ainda dizem que a falta de outras atividades fez com que a casa ganhasse mais espaço em suas rotinas diárias. Apesar do desejo de decorar e atualizar a casa, 38% revelaram que o quarto dos filhos permaneceu exatamente igual à época em que eles moravam na casa.