Em mais um dia de muito trabalho e de fiscalização a Vigilância Sanitária e Ambiental de Petrolina (VISA) não mediu esforços para garantir que os petrolinenses consumam alimentos e bebidas com segurança e qualidade durante a festa de momo. Este ano a VISA intensificou a as ações de fiscalização em todos os ambulantes do circuito no carnaval de Petrolina. O objetivo é inspecionar e orientar ambulantes e comerciantes na hora de comprar comidas e bebidas no espaço da festa.
Ao todo 45 ambulantes fixos e volantes estão sendo orientado no percurso do carnaval sobre os perigos da comercialização de produtos que tenham qualquer situação suspeita na sua comercialização ou armazenamento.
Com o calor os alimentos tendem a estragar mais facilmente, os consumidores devem estar atentos na hora de comprar, “Os alimentos oferecidos no saquinho são uma prática constante de riscos a saúde das pessoas, pois o plástico fica constantemente exposto em bancadas e balcões, quanto às bebidas, apenas consumir as que estiverem em suas embalagens originais e limpar bem a tampa da bebida com guardanapo, amenizando que a sujeira do isopor entre na lata” explicou o Coordenador de Vigilância sanitária de Petrolina Jarbas Costa.
Para a secretaria de Saúde de Petrolina Lucia Giesta o trabalho da equipe da VISA é importante, pois alem de orientar vendedores e consumidores também trabalha em parceria com a comunidade, “A VISA esclarece a cada comerciante sobre os riscos a saúde das pessoas que consomem produtos sem a devida qualidade, alem de encaminhar os comerciantes para as devidas providencia nos cuidados e higiene na hora de vender seus produtos” esclareceu.
Comerciantes que ficam na Praça da 21 de Setembro, ambulantes fixos e volantes foram orientados e observados pela equipe de vigilância. A ambulante Leticia Maria Costa agradece o empenho dos fiscais de vigilância em organizar e contribuir para que as pessoas tenham um espaço de bebidas e comidas saudável e sem riscos de doenças. “A Coordenação nos orientou desde como nos vestirmos adequadamente, com gorros, luvas, calçados, ate o tempo que devemos manter nossos produtos refrigerados.” Enfatizou a ambulante.
“Para refrigerar o alimento em frízeres, é interessante dividir os alimentos em porções para o consumo de forma que não seja descongelado mais de uma vez, evitando a quebra da temperatura que prejudica a conservação” alertou Jarbas. A temperatura deve ser fixada de acordo com a resistência dos produtos, carnes e queijos devem ser armazenados em baixa temperatura.
As carnes devem ser sempre melhores acondicionadas, todo o preparado de temperos e cortes deve ser feito em ambiente apropriado e fechado, longe de outras atividades. “o famoso espetinho deve ser feito em casa, conservado no isopor refrigerado e assado na hora para o cliente. O queijo coalho, quando não feito com leite pasteurizado, não deve ser comido cru ou mal assado, pois pode causar brucelose” Jarbas Costa.
A Vigilância Sanitária e Ambiental de Petrolina seguira com suas atividades durante todo o carnaval. As pessoas que suspeitarem de qualquer comercio irregular de carnes, bebidas, queijos, entre outros produtos no carnaval de Petrolina podem buscar os fiscais da vigilância que estarão em prontidão para tomar a medidas cabíveis em tranqüilizar os consumidores petrolineses.