Na última sexta-feira (8) o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM), em parceria com a Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), através do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), realizou a 17ª Caminhada da Mulher com o tema “Virando o Jogo – Março Mulher 2013”. O evento fez parte da programação iniciada desde o dia 01 com palestras no CIAM e uma sessão especial na Câmara de Vereadores alusiva ao Dia Internacional da Mulher, na qual foram homenageadas algumas mulheres da cidade.
Diversas entidades da sociedade civil que compõem a rede de atendimento à mulher participaram da manifestação, como a União Brasileira das Mulheres (UBM), o Grupo de Mulheres Valorosas do Alto da Aliança, o Movimento Mulheres da UNEB e as agentes da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM). A caminhada, que teve inicio na Avenida Lula e percorreu as principais ruas do centro, contou com dois mini trios e ainda as participações da banda de música do 3º BPMJ e da fanfarra da Escola Municipal Pedro Raimundo Rego.
A conselheira representante da UBM, Roziméia Rodrigues, lembrou os índices de violência no município. “Podemos dizer que hoje é um dia festa por estarmos comemorando alguns avanços já obtidos, mas também é um dia de reflexão e de renovação da luta para que continuemos firmes por mais conquistas e pelo total fim da violência. A cada 15 minutos uma mulher sofre algum tipo de violência em Juazeiro e precisamos cada vez mais lutar para diminuir e acabar de uma vez por todas com essa triste estatística”.
Representando o prefeito Isaac Carvalho, o secretário de administração, Roberto Borges, enfatizou a necessidade de o município dialogar mais com as mulheres. “Ampliar o diálogo para melhorarmos as políticas públicas voltadas ao benefício das mulheres se faz necessário para que tenhamos uma sociedade mais harmoniosa”. Já o secretário Cisley Bandeira garantiu ainda mais apoio ao evento em 2014. “Estamos juntos nessa luta das mulheres e em 2014 todas as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher farão parte do calendário oficial do município”.




