Hoje (24) teve início em Petrolina a 5ª Conferência das Cidades, que traz como tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já”. A abertura do evento realizado no Sest/Senat contou com a presença do vice-prefeito Guilherme Coelho, secretários municipais, vereadores e representantes dos movimentos sociais organizados da região.
De acordo com o secretário municipal de Habitação a Conferência das Cidades pretende debater políticas de desenvolvimento urbano e fortalecer a participação comunitária no crescimento da cidade. “Estamos no final do primeiro dia e já na expectativa do segundo cientes que os debates estão sendo bem proveitosos”, expôs, acrescentando detalhes da conferência. “Nesses dias de encontro debateremos poder público e sociedade, os caminhos que Petrolina precisa planejar para fortalecer a política de habitação que envolve, também, projetos de saneamento ambiental, infraestrutura e moradia. Com a realização da conferência, Petrolina torna-se referência no Brasil como um dos municípios que mais cuida das pessoas”, destaca o secretário de Habitação, Ednaldo Lima.
Pela manhã o vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, discursou, fez referência aos projetos de habitação que têm sido desenvolvidos pelo governo municipal nos últimos anos, citando ainda os trabalhos do prefeito Julio Lossio, junto aos ministérios, na captação de recursos para a viabilização de novos empreendimentos. “Petrolina começa a pedir solução para problemas de cidade grande e por isso precisamos nos organizar para crescermos com qualidade de vida para todos. O prefeito tem visão e quer o melhor para as pessoas”, frisa Guilherme, acrescentando a importância da participação da comunidade petrolinense na conferência, para que assim sejam tomadas as decisões referentes à melhoria de vida da população.
Nossa equipe conversou também com o palestrante Demóstenes Andrade, conselheiro nacional das cidades, que fez questão de frisar que sua presença na verdade é uma maneira de estimular o debate entre a sociedade organizada e os agentes públicos. “No sentido de pensar os desafios e problemas da cidade de maneira integrada para chegar a uma solução”, expôs.
Amanhã as palestras continuam durante todo o dia e no final como explicou o secretário Ednaldo Lima, “todas as propostas dos dois dias de debates seguem para as conferências estadual e nacional, chegando até o Ministério das Cidades que é o principal articulador das políticas púbicas urbanas”, finalizou.
Por Lidiane Souza