Nesta quinta-feira (25), gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina participaram da 178ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS), a fim de eleger seu novo presidente e aprovar o Relatório Anual de Gestão (RAG) da Saúde. Ao final da reunião, os membros do Conselho deliberaram sobre a aprovação do RAG, com algumas ressalvas feitas pelos conselheiros após sua avaliação, e escolheram a nova mesa diretora do Conselho.
O Relatório Anual de Gestão é a principal ferramenta de acompanhamento de gestão da saúde. Além de comprovar a aplicação de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), o documento também apresenta os resultados alcançados com a execução da Programação Anual de Saúde, com base nas ações de cada ente federado, seja Município, Estado, Distrito Federal ou a União.
“A população precisa se envolver cada vez mais no monitoramento das políticas públicas e o CMS, órgão de controle social formado por usuários do SUS, gestores e trabalhadores em saúde, permite essa participação”, avaliou a secretária municipal de saúde, Lucia Giesta, que participou da reunião. Antes de ser enviado definitivamente ao Ministério da Saúde (MS), o RAG precisa ser aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). “Este é o verdadeiro papel do Conselho, avaliar e indicar situações que precisam ser alteradas ou melhoradas”, acrescentou a secretária sobre as ressalvas ao relatório.
Na reunião, os conselheiros ainda escolheram os membros da nova mesa diretora que terá exercício até abril de 2014. Foi eleita para a presidência a usuária Eunice Nunes de Amorim; a vice-presidente será a representante do segmento gestor Maria Emília Vidal Teles; representando o segmento dos trabalhadores, a agente comunitária de saúde, Elizete de Souza será a 1ª secretária; e o 2º secretário será o usuário Francisvaldo Francisco Rodrigues.