O projeto gastronômico Na Estrada: Sabores de Pernambuco, que vem movimentando Petrolina desde a última quarta-feira (24), encerra a etapa sertaneja neste sábado (27), com uma feira gastronômica e a oferta gratuita de seis oficinas numa estrutura montada na Orla 1 da cidade.
O evento começa às 17h às margens do rio São Francisco e promete surpreender o público presente com uma feira bastante diversificada, onde o visitante poderá degustar um variado leque de produtos da região e ainda levar para casa as delícias do Vale do São Francisco na forma de sucos, doces, queijos, frutas, embutidos e vinhos.
Num espaço bastante agradável, o Senac, Sebrae e a revista Prazeres da Mesa – realizadores do projeto, vão oferecer também uma série de oficinas com os chefs de cozinha Juci Melo, Guimarães, Hugo Prouvot, Gisele Martins, Guga Rocha e o enólogo Francisco Amorim. Na oportunidade, serão apresentadas técnicas para elaboração de vários pratos com ingredientes regionais a base de carnes e os peixes do rio São Francisco, além da adequada harmonização com o vinho do Vale.
Segundo o chef Cesar Santos, que ministrou uma oficina na noite da última sexta-feira, juntamente com os chefs Rafael Yamaguti, Isaías Mororó, Alexandre Santos, Jair Ferreira, Bruno Catão, Luci Siqueira e Dona Maria, a etapa Petrolina do projeto vem se revestindo de pleno sucesso. “É uma região rica em ingredientes e possibilidades, o que permite bonitas e deliciosas composições com manga e peixe, uva e carnes, vinhos e sucos”. Cesar Santos destacou ainda a qualidade dos pratos que estão participando do Festival Gastronômico do Vale do São Francisco, em cartaz até o dia 19 de maio nos 14 restaurantes selecionados em Petrolina.
Segundo a gerente regional do Senac Pernambuco, Morgana Carvalho Petrolina conclui mais uma etapa do projeto com um balanço extremamente positivo. “O projeto ofereceu cursos e consultorias para os chefs locais, estruturou um festival gastronômico bastante representativo das delícias regionais, e encerra suas atividades com a presença de um grande público, uma feira diversificada e a oferta gratuita de oficinas à população”. Morgana Carvalho enfatizou ainda a importância do projeto enquanto ponto de partida para a inauguração do Centro de Enogastronomia do Senac Petrolina. Um equipamento de última geração para capacitação e aperfeiçoamento da gastronomia regional que será entregue à população até o final do ano.