O deputado Roberto Carlos (PDT) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, o Projeto de Resolução com a finalidade de conceder o Título de Cidadão Baiano para João Bastos Colaço Dias, que nasceu em pernambuco e desde jovem, participa, efetivamente, dos negócios da família, contribuindo para que a Bahia se tornasse a maior produtora de açúcar por hectare do mundo, ampliando a economia do nosso estado e, consequentemente, gerando mais emprego aos baianos.
De acordo com o parlamentar, João Colaço impulsiona o progresso e o desenvolvimento da região norte do estado através da agricultura irrigada, servindo de referência para que outras empresas sejam implantadas nos mesmos moldes produtivos.
Como homem público, o homenageado foi eleito deputado federal pelo Estado de Pernambuco e em sua atividade como parlamentar se destacou em várias ações no Congresso Nacional.
Na iniciativa privada, é diretor presidente da Agrovale e da São Francisco Administração e Participações S/A e sócio administrador da Revale – Reflorestadora Vale Verde Ltda.
Formado em Administração de Empresas com especialização pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, João Bastos Colaço Dias participou do Plano Fundiário pela Companhia Agroindustrial Nossa Senhora do Carmo e da execução dos projetos de irrigação e drenagem para a Agrovale. Juntamente com o pai Gustavo Colaço e mais um grupo de empreendedores, viabilizou, ainda no início da década de 70, a implantação de um projeto pioneiro no Brasil que foi a Agrovale, a usina produtora de açúcar e etanol em pleno semiárido baiano.