Vestidos de preto e muito emocionados, amigos e colegas do ciclista Pedro Nicolay, que morreu num acidente com um ônibus em Ipanema, na Zona Sul do Rio, saíram de bicicleta, na manhã desta quarta-feira (1º), numa manifestação ao longo da orla do Leblon em sinal de luto pelo amigo e em protesto contra a má educação no trânsito da cidade e a impunidade dos infratores.
Já em Ipanema, no canteiro central da Avenida Vieira Souto, na altura da Rua Henrique Dumont, onde Pedro morreu, os ciclistas se deram as mãos, rezaram um Pai Nosso e uma Ave Maria e acorrentaram uma bicicleta a um poste para marcar o luto pelo amigo. Crianças pintaram a bicicleta de branco para que ela se torne “uma bicicleta fantasma”. O objetivo é alertar a população sobre os perigos do trânsito.
Pedro Nikolay morreu na terça-feira (30) ao ser atingido por um ônibus. Seu corpo está sendo velado no Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária do Rio, e será cremado às 15h.
Motorista foi indiciado por homicídio culposo
O motorista do ônibus prestou depoimento e foi indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Segundo a polícia, a câmera externa do ônibus mostrou que o ciclista bateu na lateral traseira do veículo. A Transportes Vila Isabel, empresa dona do ônibus, informou que vai esperar a conclusão da perícia para se pronunciar.
Em entrevista ao Bom Dia Rio, o secretário de Transportes Carlos Roberto Osório disse que de acordo com decreto assinado em 19 de abril, as empresas de ônibus que não informarem os nomes dos motoristas que cometeram as infrações terão seus contratos com a Prefeitura do Rio cassados.
O acidente ocorreu, por volta das 5h30, na esquina entre a Avenida Vieira Souto e a Avenida Henrique Dumont. Próximo ao local há uma placa pedindo que os motoristas deem preferência aos ciclistas entre 5h e 6h30.
saiba mais
Motorista de ônibus que atropelou ciclista em Ipanema é identificado
Ciclista morre após ser atropelado por ônibus em Ipanema, no Rio
O ciclista morreu por volta de 10h10 no Hospital Miguel Couto, após ser atropelado, por volta das 5h50, na Avenida Vieira Souto com a Avenida Henrique Dumont. Nikolay, que era dentista, participava de um treinamento que reunia cerca de 20 atletas, quando foi atingido pelo coletivo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Nikolay morreu em decorrência de politraumatismo.
Produtora de TV atropelada no Leblon
A morte de Nikolay foi a segunda de ciclistas na Zona Sul neste mês. No dia 1º, Gisela Matta, produtora do programa “Amor e sexo”, da TV Globo, morreu depois de ter sido atropelada enquanto andava de bicicleta, no domingo, entre as esquinas das Ruas General San Martin e Bartolomeu Mitre, no Leblon, Zona Sul do Rio. A jornalista foi atendida no mesmo dia no Hospital Miguel Couto, onde passou a noite sob procedimentos médicos, mas morreu.
(G1)