Artesãos petrolinenses são destaque na 2ª edição da Feincartes
Bolsas e sandálias de couro com acabamentos em crochê, colchas de retalhos de tecido, esculturas de madeira, arranjos e artigos de decoração feitos de palha, vidro e materiais reciclados. Essas são algumas das peças que estão em destaque nos 56 estandes dos artesãos petrolinenses durante a Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes), que acontece até o dia 12 de maio, das 17h às 23h, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho em Petrolina.
A Feincartes apresenta aos visitantes o que há de melhor do artesanato regional, além da produção de mais de 15 países outros 14 estados brasileiros. Nesta segunda edição, mais de 150 artesãos são de Petrolina. Essa expressiva participação de artistas do município e a elevada qualidade do produto local vêm chamando atenção dos visitantes da feira.
De acordo com a secretária de Cultura de Petrolina, Esmelinda Amorim, a Feincartes demonstra o avanço no artesanato no município. “A Feira está muito melhor, porque os nossos produtos cresceram em quantidade e qualidade. Nós avançamos muito em relação ao ano passado. Hoje temos aproximadamente 200 pessoas ligadas ao artesanato em Petrolina”, destaca.
Para a artesã Silvia dos Santos, mais conhecida como Nina, que trabalha na confecção de artesanato em couro, a Feincartes é uma ótima oportunidade de divulgar a arte que ela produz e atrair mais encomendas. “Esta é a segunda vez que eu exponho na Feira. Aqui é uma vitrine para nós, uma linha direta com o cliente. A Feira ajuda a comercializamos nossa arte e ainda fazermos bons contatos profissionais”, destaca Nina.
Projeto ‘Cria Petrolina’
A representatividade do artesão Petrolinense na Feincartes e o fortalecimento do segmento na cidade advém também do sucesso do projeto ‘Cria Petrolina’, desenvolvido pela Secretaria de Cultura. A iniciativa, que começou ano passado, objetiva mostrar a diversidade da cultura regional, valorizar a identidade cultural, além de proporcionar aos artesãos novas fontes de renda.
“Pensando em estar preparado para atender o turista em 2014, durante a Copa, nós organizamos os segmentos da sociedade que trabalham com preparação de mão de obra e com a arte, através do Cria Petrolina. E, em apenas um ano, nós já sentimos uma grande melhoria da qualidade do artesanato local”, revela Esmelinda.
O projeto atende os artesãos da cidade, promovendo treinamentos, palestras, visitas técnicas e outras ações. Entre os destaques do Cria Petrolina está a implantação da feira de artesanato no Bododrómo, que funciona todas as quintas, sextas e sábados, e já reúne mais 35 artistas no espaço.