A primeira unidade descentralizada do Bolsa Família em Petrolina será inaugurada no próximo sábado (11), às 18h, na localidade do Caititú, a cerca de 100 quilômetros da sede. O objetivo é minimizar os transtornos que a população do interior enfrenta devido à distância, concentração de filas, gastos com alimentação e passagem, dentre outros.
Uma iniciativa da secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), que visa facilitar a resolução de diversos serviços, como atualização e revisão do cadastro, desbloqueio, transferência e orientação do benefício, consulta do Número de Identificação Social (NIS), entre outros atendimentos. A unidade de Caititú beneficiará, também, as comunidades de Surubim, Icó, Baixa Alegre, Lagoa da Pedra, Sítio Feijão, Simpatia, Almas, Grajau , Aranzel, Lagoa dos Mendes, Baixa do Tatu, Carretão, Baixa do Manso, Atalho, Água Branca.
Segundo a secretária da Sedest, Adinair Viana, o intuito é oferecer para a população petrolinensemais de 20 unidades descentralizadas na cidade e no interior para melhorar e otimizar o atendimento. “Com a extensão do Bolsa Família Perto de Você estamos melhorando o atendimento e otimizando o tempo na resolução de problemas”. Adinair aproveita para convidar os beneficiados da comunidade do Caititú para a inauguração da unidade.
O Programa Bolsa Família faz parte do Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal, que pretende beneficiar famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em todo país. O programa tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais.
Texto: Fernanda Marins