A primeira unidade descentralizada do programa Bolsa Família, em Petrolina, foi entregue à comunidade de Caititu, distante a cerca de 104 KM da sede do município. A solenidade de inauguração aconteceu em clima de muita festa, na noite do último sábado. O prefeito Julio Lossio- acompanhado de lideranças comunitárias e secretários municipais- prestigiou o evento.
“A nossa idéia é facilitar a vida das pessoas. Eu sempre me preocupei com isso: via muita gente se deslocando do interior pra resolver alguma coisa do Bolsa Família e às vezes acontecia de cair sinal de internet, o serviço não podia ser feito e essas pessoas tinham que voltar para casa muitas vezes sem a resolução. E tudo isso implica em gastos de deslocamento, alimentação. Então resolvemos descentralizar, deixar o programa mais perto das pessoas”, pontuou o prefeito de Petrolina.
Lóssio aproveitou a ocasião para falar sobre ações previstas para aquela região. “Estamos programando, no segundo semestre, melhorar estas estradas, sobretudo as que são utilizadas pelo sistema de transporte escolar”.
Um dos depoimentos mais marcantes da noite foi o de dona Maria José Macedo, moradora do local. “Estou muito feliz mesmo. Nem consigo acreditar que vai ter essa unidade do Bolsa Família aqui, bem pertinho de minha casa. Só em pensar em não ter que fazer todo aquele deslocamento, isso é bom demais”.
A idéia da prefeitura de Petrolina, através da secretaria de Desenvolvimento Social, é instalar mais 20 unidades, tanto em bairros da cidade quanto no interior. Nestes locais, os usuários do programa podem ter acesso a diversos serviços como atualização e revisão do cadastro, desbloqueio, transferência e orientação do benefício, consulta do Número de Identificação Social (NIS), entre outros atendimentos.
A unidade que foi inaugurada no último sábado, em Caititu, vai beneficiar também as comunidades das localidades de Surubim, Icó, Baixa Alegre, Lagoa da Pedra, Sítio Feijão, Simpatia, Almas, Grajau , Aranzel, Lagoa dos Mendes, Baixa do Tatu, Carretão, Baixa do Manso, Atalho, Água Branca.
Fotos: Gilson Pereira
ASCOM Petrolina