O novo sistema de cadastro de propriedades rurais será apresentado, nesta quinta-feira (16), durante a 24ª Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri), no município baiano de Juazeiro. O cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) proporcionará, agora, de forma on line, mais agilidade ao proprietário rural na regularização do seu imóvel.
O Cefir, anteriormente, apenas um cadastro florestal, a partir da alteração da Legislação Ambiental Estadual e Federal, evoluiu para atender toda a regularização ambiental de posse ou propriedade rural, como as Áreas de Preservação Permanente (APP), reserva legal, licenças e autorizações ambientais e outorga do uso de recursos hídricos, além de possibilitar o cadastramento de planos de recuperação para áreas degradadas
O sistema de cadastro permitirá uma maior agilidade na fiscalização e monitoramento das atividades florestais. Estamos investindo na modernização do sistema e incrementando o uso de ferramentas tecnológicas de geoprocessamento para melhorar a qualidade da gestão ambiental, explica o assessor do Inema, Marcelo Senhorinho. Segundo ele, através do cadastramento único no portal do Sistema Estadual de Informações Ambientais (Seia) é possível anexar eletronicamente toda a documentação necessária. O endereço é www.sistema.seia.ba.gov.br
Fenagri Durante a Fenagri, o proprietário rural poderá conhecer o Cefir e tirar suas dúvidas sobre a ferramenta. A Fenagri vai ocorrer pela primeira vez em conjunto com a Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale), que está em sua sétima edição, com a integração entre agricultura irrigada e caprinocultura. O evento, que vai ocupar uma área de 20 mil m2, com 180 baias para exposição de animais (caprinos e ovinos), começa, oficialmente, na quarta-feira (15) e vai até domingo (19), na Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Juazeiro.
A Bahia é o maior produtor de caprino do país e o segundo de ovinos, sendo que 70% dessa produção estão concentrados no Vale do São Francisco. O público presente terá acesso a exposição de produtos, serviços e novidades dos setores agrícola e pecuário. Minicursos, seminários, rodada de negócios, workshops, oficinas e atrações culturais também fazem parte da programação. A expectativa é que 60 mil pessoas participem do evento, que deve gerar cerca de R$ 10 milhões em negócios.