Em meio a tantas polêmicas sobre as eleições suplementares em Santa Maria da Boa Vista-PE, o Diário da Região entrevistou a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Santa Maria da Boa Vista, Elza Brandão, para falar do andamento das atividades do sindicato no município e da relação com o poder executivo municipal, dentre estes, o pagamento dos salários referentes ao mês de dezembro de 2012, que estão sendo assumidos pela atual gestão.
Segundo a presidente, os trabalhos do sindicato são concretizados como questão de direito garantido, como o Plano de Cargos. “A gente já reformulou o PCC da educação para que todos que fazem a educação de Santa Maria da Boa Vista sejam enquadrados porque é de direito, por lei federal, dentro de suas funções especificas. Então a gente já reformulou e já sentamos com a prefeita interina. Assim também fizemos com os servidores da saúde que também já se encontram com a gestora do município”, explicou Elza.
Entretanto, apesar da boa vontade em regularizar a situação dos servidores municipais de Santa Maria da Boa Vista, o projeto ainda não foi para a câmara de vereadores, pois, segundo a presidente do Sindboa, só deve ocorrer depois das eleições suplementares no próximo dia 02. “Estamos aguardando o pleito para a gente retomar as negociações para que avancem os trabalhos do sindicato”, disse.
A presidente também explicou que o sindicato está com várias ações aguardando julgamento da justiça. “Temos varias ações na justiça, mas ainda não tivemos resposta porque estamos com dificuldades por falta de um juiz especifico para resolver essas questões”. Quanto ao pagamento dos servidores referente à folha de pagamentos nas áreas da saúde e educação referentes ao mês de dezembro de 2012, a presidente disse que a atual gestão está os efetuando, como acordado anteriormente. “Parte dos salários já estão sendo pagos conforme combinado em assembleia. Com relação aos demais, estamos esperando parecer jurídica da prefeitura, mas muitos agora não podem ser pagos agora por conta do período eleitoral, a gente vai ter mais informações depois do dia dois. A gente ta dependendo muito depois das eleições. O processo eleitoral de Boa Vista tem de ser resolvido para que o Sindboa possa avançar”, explicou Elza.
Durante uma coletiva, a prefeita Eliane Soares afirmou que os débitos deixados pelo ex-gestor, Jetro Gomes (PSB), junto ao Instituto de Previdência são na ordem de R$ 2,1 milhões.
Por Gabriela Canário
Com informações Lu Muniz