Superando expectativas a Fenagri/Expovale 2013 foi finalizada na noite do ultimo sábado (18), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro com recordes de público e de vendas. A 24ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada e a 7ª Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco, apresentou o tema central, ‘Integração de negócios ampliando possibilidades’, com uma programação técnica/cientifica rica e diversificada.
Minicursos, palestras, rodada de negócios, workshop, seminários, fórum, leilões, oficinas e exposições de produtos e animais fizerem desse novo modelo de evento um sucesso comprovado, tanto pela participação de expositores da região e de outros estados do país, quanto pela presença do público que lotou os dias de evento.
Para o agente sócio produtivo do Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL), Tiago Santos Cruz, o evento foi inovador em todas as suas nuances. “Nós trouxemos para a Fenagri não só a Vila da Agricultura Familiar, mas também a questão da economia solidária, um espaço que oferece além de produtos vindos da zona rural, produtos provenientes da área urbana, que engloba todos os tipos de associações”, enfatizou.
Uma confirmação disso foi à declaração do gerente da industrial Paluma do município de Petrolina, Sidnei de Souza, que expôs seus produtos no evento. “A microempresa se tornou uma média empresa devido às oportunidades surgidas na região”, observou.
A Expovale apresentou 1053 animais, sendo 595 ovinos e 488 caprinos. A comercialização, de acordo com a organização, aproximou-se dos R$ 480.000,00 em animais, sendo R$ 145 mil somente no leilão – uma média de 4.531,25 por animal. “Um evento promissor que proporcionou uma maior pujança do setor caprino e ovino no Vale do São Francisco. A integração dos setores é algo inovador e acredito que o sucesso alcançado nessa edição da feira, abrirá mais portas e possibilitará a edificação do evento em nossa região”, disse.o presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF) e organizador da Expovale, Marcos Rogério.
Para o coordenador institucional da Fenagri/Expovale, Josival Barbosa, o evento superou expectativas. “Foi uma união que deu certo, a caprinovinocultura e a agricultura irrigada – duas molas mestras que movem atualmente o agronegócio no Vale São Francisco. Estamos felizes com a realização do evento e espero que todo esse sucesso tenha continuidade, nos próximos anos, nas próximas edições do evento”.
O evento que foi composto por 180 estandes e 200 baias; incluindo o espaço voltado à agricultura familiar contou com a participação de expositores vindos de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará e Bahia. Para a artista plástica e proprietária da empresa ZIIAN (artes com produtos recicláveis), Iana Almeida, expor na Fenagri teve um grande significado para o seu trabalho. “Trabalhamos há algum tempo com produtos recicláveis como o papel machê, plástico e até mesmo pedras. Expor o nosso trabalho neste evento teve dois pontos cruciais – despertar nas pessoas a importância de reciclar e divulgar os nossos produtos para toda região, mostrando que Juazeiro possui bons artistas e produtos que precisam ser valorizados”.
A Fenagri/Expovale 2013 contou com a parceria e apoio de diversas instituições ligadas aos setores (agricultura e pecuária) que buscam o crescimento e desenvolvimento da região. Segundo Rinaldo Moraes, Analista do Sebrae de Juazeiro, o objetivo da instituição foi levar o conhecimento ao micro e pequeno empresário, e ao pequeno produtor. Já para Emanuel Lima, Superintende da Codevasf em Juazeiro, a Companhia, junto à prefeitura, governo estadual e federal, “tem procurado fomentar o desenvolvimento da região e eventos como a Fenagri e a Expovale possibilitam a difusão de tudo que é produzido na região”, colocou Lima.
Para o prefeito Isaac Carvalho o evento seguiu uma tendência de integração entre a agricultura irrigada – forte na região, e a caprinovinocultura que está em franca expansão no estado. “A nossa região conta com cerca de 6 milhões de cabeças de caprinos e ovinos, sendo uma das regiões de maior concentração de criação de animais do Brasil. A agricultura irrigada é o grande destaque do Vale do São Francisco e a união dos dois setores não poderia ter outro resultado, um sucesso total e a validação dessa nova idéia. A aceitação dos eventos, por todos os públicos foi fantástica e pretendemos dar continuidade a esse novo modelo”, afirmou.