A presidenta Dilma Rousseff inaugurou nessa segunda-feira, no Porto de Suape, em Pernambuco, o navio petroleiro Zumbi dos Palmares. O navio é a quinta embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota, o Promef, entregue à Petrobrás no período de um ano e meio.O Promef faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, e encomendou 49 embarcações e estaleiros nacionais, para reconstruir a indústria naval brasileira. De acordo com a presidenta, a entrega deste e de outros navios vai acompanhar o crescimento da indústria de petróleo do país.
“A Petrobrás vai produzir, daqui a pouco, quatro milhões de barris, depois ela vai produzir, daqui mais um pouco, cinco milhões de barris. Não há como produzir isso sem construir plataformas, navios, equipamentos. Não há como produzir petróleo sem empregos qualificados. Portanto, nós estamos falando de uma indústria que tem futuro.”Foi necessário, sim, aprender. Não tem nenhuma vergonha nisso. Foi importantíssimo que nós tivéssemos ousado trilhar esse caminho da aprendizagem. No início, a gente comete alguns erros, mas assim como todos que construíram sua indústria naval, nós superamos esses erros, os nossos trabalhadores se formaram, se capacitaram e hoje nós temos, de fato, uma grande indústria naval.”
Com 274 metros, o petroleiro Zumbi dos Palmares será utilizado para transportar um milhão de barris de óleo bruto por dia.