Numa distância de 50 km da área central de Petrolina, localiza-se o Assentamento Nossa Senhora de Fátima, a nova aposta para o turismo rural do município. A comunidade, que abrange 80 famílias, destaca-se pelo seu potencial na pecuária, com a criação de animais de pequeno e grande porte, como caprinos, ovinos, bovinos e galinha caipira, bem como pela agricultura familiar, o artesanato de retalhos de tecido e palha, e a fabricação de confecções. Além disto, há a produção artesanal de bolos, pães, polpas de frutas, biscoitos e doces. O turismo traz uma nova possibilidade de geração de renda para os assentados e ainda apresenta um novo destino turístico para o município. A intenção da Secretaria de Turismo de Petrolina, em parceria com instituições como o Sebrae, Embrapa e Incra – é conscientizar os assentados da viabilidade da atividade turística na comunidade, capacitá-los para o atendimento ao turista e gestão de negócios, auxiliar na estruturação do ambiente e incentivar a oferta de serviços ao turista.
Outras oportunidades de serviços estão sendo planejadas, como a criação de passeios, trilhas e a estruturação do comércio gastronômico. Também há a proposta da criação de uma pousada rural, cujo projeto está sendo discutido, já que o assentamento conta com um grande imóvel, de uso hoje da Associação, ideal para acolher o turista que deseja conhecer melhor os atrativos e produtos existentes no assentamento.
Para consolidar o assentamento Nossa Senhora de Fátima no roteiro turístico de Petrolina, serão necessárias ainda algumas adequações. Para isso, já foi realizada uma visita técnica ao local e a criação de um grupo de trabalho para discussão das ações que serão voltadas ao assentamento. O Sebrae e a secretaria de Turismo estão desenvolvendo um levantamento de viabilidade e planejando a extensão para os assentados dos cursos do Programa Municipal de Qualificação para o Desenvolvimento do Turismo (Qualitur Petrolina).
Segundo o secretário de turismo de Petrolina, Iuric Pires Martins, a proposta é aproveitar todo potencial turístico que possui o município. “Nós vamos marcar Petrolina com a excelência no turismo rural, promovendo capacitações e estruturando nossas potencialidades. Além disso, seguiremos na orientação do prefeito Julio Lossio que é de olhar para o município como um todo: a sede e interior”, frisa.
A Embrapa também disponibilizará das tecnologias de manejo e convivência com a seca para auxiliar no cultivo orgânicos de hortas e pomares comunitários, e o Incra, a partir da análise do levantamento; prevê ainda a aprovação de uma pequena agroindústria para o beneficiamento de frutas e um abatedouro de animais.
Segundo o agrônomo do Incra, Maurício Moisés Pereira, a promoção do turismo no assentamento é uma realidade atrativa, pois proporciona a geração de emprego e renda. “Será um novo destino turístico e uma nova forma de fazer turismo rural. Pois hoje o turismo só era voltado às áreas irrigadas, e fazer turismo numa área de sequeiro será uma coisa inovadora e Petrolina só tem a ganhar com isso”, salienta.
Texto: Juliane Peixinho (Ascom PMP)