Dia 26 de maio a comunidade de Alfavaca, no Vale do Salitre, a cerca de 30 km da sede de Juazeiro, se transformará na praça da cultura popular da região. A partir das 14h, comunidades e escolas do Vale irão animar o público com diversas festas conhecidas na região, as quais foram discutidas em oficinas com jovens participantes do Projeto “Viva a Roda: nossa cultura em movimento”, que vem sendo desenvolvido no Salitre desde 2012.
A primeira edição da Festa da Cultura Popular do Vale do Salitre aconteceu em 2010 e este ano, em sua segunda edição, traz como novidade a apresentação dos resultados de oficinas que proporcionaram a troca de informações entre a juventude e as pessoas mais velhas das comunidades. Reis de Boi e Samba de Véio, São Gonçalo, Roda de Braço e Dramas foram as tradições trabalhadas nas oficinas e estão na programação da Festa.
Haverá ainda apresentação de teatro com o grupo Arte Cênicas de Sobradinho que vai trazer para o evento “Fragmentos da Cultura Popular e Convivência com o Semiárido”, com cenas em teatro de bonecos. A quadrilha “Asas do Sertão”, da comunidade de Lagoa, também abrilhantará o evento que será encerrado com show de Zezão do Acordeon. Tendo a juventude como público-alvo, este projeto promove a interação entre jovens e adultos a partir da troca de saberes voltados para a história cultural da região, além de mostrar para a região as potencialidades do Salitre no campo da cultura.