Do Porto de Suape até a terra do Rei do Baião, todas as macrorregiões do estado estão representadas em mais uma edição do Cultura Livre nas Feiras. Desde esta sexta-feira (24) até a próxima quarta (29), um total de 18 cidades recebem um festival de atrações que reforçam o espírito multicultural de Pernambuco.
Ontem, o Sertão será palco para a genuína literatura de cordel com uma grande exposição no município de Petrolândia. Outro polo de exposições será a cidade de Exu, berço de Luiz Gonzaga, que vai contar com mostras de bonecas de pano, além de uma exposição gastronômica. No sábado (25), a Zona da Mata embarca nas atrações musicais com apresentações de Coco de Embolada em Limoeiro e shows de brega e MPB que acontecem em Gravatá. Passando pela Zona da Mata, tem artesanato em Escada e grafitagem em Catende. Na Região Metropolitana do Recife, Ipojuca, São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes estão entre as cidades que recebem as atrações desta semana.
O projeto Cultura Livre nas Feiras é uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Pernambuco, em parceria com as prefeituras municipais, que existe desde 2011 democratizando o acesso à cultura no estado. O foco principal é garantir aos artistas uma chance de expor seu trabalho e ao público a oportunidade de vivenciar experiências culturais.