Bairros de Petrolina passarão a contar com a coleta seletiva. Implantado há um ano pela secretaria de Infraestrutura, o projeto já atende ruas do centro da cidade, escolas, condomínios, empresas e repartições públicas e vem mobilizando toda a população em torno da ação, que além de contribuir para a preservação do meio ambiente, gera emprego e renda para muitas famílias. Em parceria com a Cooperativa de Catadores Renascer, os moradores do bairro Vila Eduardo serão os primeiros contemplados com as equipes da coleta seletiva. A ação está prevista para iniciar no dia 07 de junho e acontecerá uma vez por semana.
“O programa Coleta Seletiva surgiu com o objetivo de fazer a separação de maneira responsável do lixo, além de servir como uma fonte de emprego para as comunidades. Agora estamos em uma nova fase do projeto que é implanta-lo em todos os bairros da cidade. Para isso, vamos fazer um trabalho de divulgação para que os moradores nos ajudem a preservar a natureza através da seleção correta do lixo”, ressalta o secretário de Infraestrutura de Petrolina, Ricardo Rocha.
Rocha salienta ainda que em conjunto com a coleta seletiva também está sendo desenvolvido no município o trabalho de recolhimento de óleo de cozinha e do lixo eletrônico. “Com esses programas ajudamos a diminuir a exploração de recursos naturais, bem como minimizamos os custos com a limpeza urbana”.
Os próximos bairros que receberão a Coleta Seletiva são: José e Maria, Loteamento Recife e Areia Branca. Para a realização dos trabalhos a secretaria de Infraestrutura conta com o apoio da Ecovale do São Francisco, Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Núcleo Municipal de Educação e Ciência (NUMEC), Associação de Agentes Ambientais de Petrolina (Asagamp) e Cooperativas de Catadores.
Texto: Alinne Torres