Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas);, além da Polícia Militar, da Vara da Infância e Juventude, Polícia Militar e Câmara Municipal, participaram na última semana de uma audiência pública com os moradores do Raso da Catarina, com o objetivo de ouvir os reclames da comunidade e ajudar no encaminhamento para a resolução dos problemas. O encontro foi promovido pela Promotoria Pública, em parceria com a Sedest, Câmara Municipal e a Polícia Militar.
Dentre as solicitações elencadas estão a criação de uma creche, melhoria no funcionamento da central de triagem para reciclagem do lixo, orientações da Sedest à respeito da continuação do cadastramento dos moradores em programas sociais e a criação de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre as instâncias do poder público presentes. Outros pontos abordados foram a melhoria do espaço para o funcionamento da cooperativa de catadores e o pedido de estabelecimento de uma complementação salarial pela prefeitura para os catadores da cooperativa.
Para a secretária de Desenvolvimento Social de Petrolina, Adnair Viana, audiências como esta, onde os moradores são ouvidos, melhoram o foco do poder público ao pactuar ações com a comunidade. “A Sedest está vivendo momentos importantes, de escutar as comunidades mais pobres, e não vamos sozinhos nessa escuta, pois acreditamos no trabalho intersetorial, que é feito em conjunto, porque cada poder tem sua responsabilidade junto à sociedade”,pontuou.
Texto: Raoni Santos