Os programas assistencialistas do PT continuam apresentando problemas. Criado para auxiliar financeiramente as famílias de baixa renda, o Programa Bolsa Família vez ou outra é motivo de reclamação popular. Em Casa Nova, na Bahia, a usuária Aparecida Alves, moradora de Santana do Sobrado, diz que por “incompetência dos funcionários contratados para fazerem o recadastramento, os cartões estão sendo cancelados”.
“A menina que foi fazer o meu cadastramento ficou perguntando ao colega qual era o procedimento, daí entrou outra menina que estava meio embriagada e ficou rindo, invés de estar prestando atenção no atendimento da gente. O atendimento está péssimo, vive fora do sistema”, reclama.
Segundo ela, uma moradora da comunidade mãe de sete filhos foi fazer o recadastramento e teve o cartão cancelado. “Lá estão bloqueando vários cartões. Por inexperiência eles não estão sabendo trabalhar, cadastram nome e número errados. Está um horror”, reforça a reclamação.
O espaço está aberto para os devidos esclarecimentos da coordenação geral do Programa Bolsa Família no município de Casa Nova.
Recentes Escândalos
*Entre os dias 18 e 20 de maio, foi espalhado que o Bolsa Família seria extinto. Assim, centenas de milhares de pessoas acorreram, desesperadas, a agências da Caixa Econômica Federal para tentar sacar o que seria a última parcela do benefício. O Boato gerou pânico em 12 Estados e em localidades do Rio de Janeiro.
*Também em maio deste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social pediu “tempo” para apurar os documentos comprovando doação eleitoral de beneficiários do Bolsa Família. Segundo denuncia comprovou que em Maceió (AL) seis “bolsistas” deram de R$ 1,6 mil a R$ 2 mil à campanha do prefeito de Atalaia Manoel da Silva Oliveira, o “Professor Mano” (PTB). Alguns justificaram como “empréstimo”. A doméstica do prefeito aparece entre os doadores, que só podem doar 10% do IR tributado. O Ministério não comentou. Os beneficiários, alguns com salário mínimo, deverão ser excluídos por não cumprirem as regras do Bolsa Família.(GRFM)