O senador Humberto Costa (PT-PE) rebateu em plenário, na última terça-feira (4), as críticas ao Programa Bolsa Família feitas recentemente em todo o país por membros da oposição. Citando dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Humberto refutou um dos principais argumentos das pessoas contrárias ao programa, segundo as quais, o auxílio financeiro do Bolsa Família desestimularia os beneficiários a buscarem emprego ou a se tornarem empreendedores.
De acordo com o petista, ao contrário do que é alegado pelos críticos, uma considerável parcela dos beneficiários — 38% — são empreendedores, estando concentrados em maior proporção na Região Nordeste.
“É lamentável que depois de tantos dados e exemplos de sucesso, um programa reconhecido nacionalmente e internacionalmente seja atacado e seus beneficiários vistos como pessoas acomodadas, que desejam passar toda a vida às custas do benefício social”, disse.
Destacando o papel desempenhado pelo programa no resgate de milhões de brasileiros da situação de pobreza, o senador mencionou também os avanços alcançados na saúde e educação das populações beneficiadas. Segundo ele, além da melhoria do desempenho escolar dos filhos das famílias beneficiárias, na saúde, resultados publicados pela revista inglesa The Lancet demonstraram uma queda, entre 2004 e 2009, de 17% na mortalidade infantil entre crianças menores de 5 anos de idade.
“Quem vive de forma nababesca não sabe o que significa a importância do Bolsa Família. Mas as pessoas pobres, que antigamente não tinham sequer a certeza de, no dia seguinte, poderem fazer e dar aos seus filhos três refeições, esses sabem o que o Bolsa Família representou e representa para o nosso país”, concluiu.