Das cirurgias na especialidade bucomaxilofacial realizadas no Hospital de Urgência e Traumas de Petrolina, Sertão de Pernambuco, a maioria é voltada sobretudo para pessoas envolvidas em agressões físicas e acidentes de trânsito, principalmente relacionadas a motos. Segundo a unidade hospitalar, nos últimos meses foi registrado um acréscimo de 30% nesse tipo de cirurgia.
“A imprudência dos condutores de veículos ainda é o maior agravante nos casos de traumas de face. Na imensa maioria dos casos que chegam ao Hospital de Traumas, verifica-se que os condutores não utilizaram os equipamentos de segurança obrigatórios, como por exemplo, o capacete e o cinto de segurança”, destaca o cirurgião dentista, Marcelo Soares.
De acordo com a assessoria de comunicação do Traumas, a unidade hospitalar é a única na macrorregião do Vale do São Francisco que disponibiliza esse tipo de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A equipe de atendimento bucomaxilofacial é acionada para assistir o paciente e realizar os procedimentos cirúrgicos que por ventura acometam a face e a cavidade bucal”, explica Soares.