Conseguir estabilidade financeira é a meta de qualquer trabalhador. Em Juazeiro (BA), este sonho tem levado muitos cidadãos a retornar para as salas de aula, na busca de uma melhor preparação para enfrentar concursos e, quem sabe, se tornarem servidores públicos.
Para o coordenador de um curso preparatório para vestibular e concursos da região, Arnaldo César, a crescente procura pelos “cursinhos” – como são popularmente chamados – se justifica pela escassez de empregos bem remunerados e pela estabilidade financeira proporcionada pelos empregos públicos.
“Hoje em dia o desemprego ainda é grande e todo mundo quer ter um trabalho fixo, conquistado através de concursos, sem indicação de ninguém e que dê estabilidade financeira. Os concursos públicos possibilitam essa conquista”, comentou o professor.
Arnaldo César pontua que boa parte das pessoas que já tem um emprego também está se preparando para concursos públicos. “Dos cerca de 400 alunos que se preparam para concurso na nossa instituição, boa parte já tem um emprego, mas almeja salários maiores”.
É o caso de Augusto Diniz, que é servidor público municipal há cinco anos, na área de saúde. Apesar de já ter um emprego fixo, há dois anos Augusto se dedica aos estudos para passar em outro concurso e aumentar sua renda. “Comecei a estudar sistematicamente e estou focando para passar no concurso do INSS ou da Receita Federal. Para isto, invisto bastante em livros e cursos tele-presenciais”, comentou o servidor.
Augusto acrescenta ainda que faz parte da terceira geração de servidores públicos da sua família. “Primeiro foi meu avô, meu pai e agora eu. Ser servidor vai além da estabilidade financeira. É um estilo de vida”, conclui.
Saiba como escolher o melhor serviço público
Eles estão espalhados em vários lugares da cidade, a exemplo de escolas, postos de saúde e prefeituras. Os servidores públicos são aqueles trabalhadores que prestam serviços, em diversos âmbitos, para o governo estadual, municipal ou federal, podendo ser classificados em três tipos, de acordo com o regime trabalhista: empregado público; servidor a título precário e servidor estatutário.
Os ‘empregados públicos’ são contratados por indicação de outros funcionários públicos e não têm ligação com o estatuto dos servidores públicos; sendo regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e podendo ser demitidos a qualquer momento.
Os ‘servidores a título precário’ são contratados, por período curto, através de concurso público ou simplificado, para situações de emergência. Já o ‘servidor estatutário’, possui estabilidade financeira por ser contratados por meio de concursos públicos e não poder ser demitido, a não ser sob processo judicial ou administrativo, por isso esse é o cargo mais almejado nos concursos.
Dicas para passar em concursos públicos
O professor Arnaldo César, que trabalha há quatro anos preparando centenas de pessoas para concursos e para vestibulares, dá algumas dicas para quem deseja passar em concursos. De acordo com ele, é importante estudar com antecedência, utilizar matérias atualizadas, fazer um cronograma de estudos e ter persistência. “Em um concurso, a gente não estuda para passar, a gente estuda até passar”, enfatizou César.
Atenção para as inscrições dos próximos concursos
-INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), onde serão oferecidas 1.500 vagas para técnico do seguro social, de nível médio e 375 para perito médico previdenciário, de nível superior. O edital para o concurso será divulgado no mês de dezembro. Mais informações através do site www.previdencia.gov.br
-Prefeitura de Juazeiro, que está com inscrições abertas até amanhã (28). Informações através do site http://www.aocp.com.br/concurso.jsp?id=266
-Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE), com inscrições abertas até 11 de novembro, através do site da Fundação Carlos Chagas (FCC).
– Tribunal Regional Eleitoral (TER), de Pernambuco. Mais informações através do site www.tre-pe.gov.br
Outros concursos através dos endereços eletrônicos: www.pciconcursos.com.br/ e http://www.folhadirigida.com.br
Por Kelly Ferreira