O sistema de emissão de passaportes, que passou por lentidão em todo país nesta segunda-feira (10), deverá ser normalizado no final da tarde desta terça-feira (11), segundo informou a assessoria de imprensa da Polícia Federal.
O sistema começou a passar por atualização no final de semana, de acordo com a PF, e registrou lentidão nesta segunda-feira, quando houve aumento da procura pelo serviço.
O motivo da lentidão foi divulgado pela polícia após a Coordenação de Tecnologia da PF apurar informações sobre supostas falhas na emissão de passaportes em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
De acordo com a assessoria, os usuários que procurarem pela emissão do passaporte na manhã desta terça já encontrarão o sistema “próximo da normalidade”. A lentidão, porém, só será integralmente superada no final da tarde.
A demora no sistema está afetando desde a solicitação de passaporte pela internet até o recebimento de documentos e a entrega do passaporte nos postos de atendimento da polícia. A PF não divulgou o tempo médio que os serviços estão demorando.
No início deste ano, a empresa responsável pelo sistema de informática que controla a emissão de passaportes chegou a ser multada duas vezes depois de o serviço ficar inoperante. A empresa deixou de cumprir o prazo contratual de quatro horas para resolução do problema.