Falta menos de uma semana para o início da Copa das Confederações, competição que terá seu primeiro jogo em Salvador no dia 20 de junho. O evento é o tema de destaque do programa Conversa com o Governador desta semana. O governador Jaques Wagner ressalta os investimentos em segurança, que darão mais tranquilidade a baianos e turistas durante o campeonato, que serve também de preparação para a Copa do Mundo Fifa 2014.
“Pelo interior, a gente está espalhando 22 centros integrados de comunicação que estão dando mais eficiência às polícias Militar e Civil. Todas essas informações, quando o Centro de Comando e Controle estiver pronto em 2014, serão concentradas. Todos vocês que estão nos ouvindo podem imaginar como isso vai melhorar o desempenho da polícia”, diz o governador. Ele também fala dos investimentos na indústria naval e dos benefícios levados pelo governo do Estado ao interior. Wagner destaca que o Centro de Operações da Copa das Confederações é também uma prévia do Centro de Comando e Controle. “São dez salas, 50 profissionais e diversos equipamentos de tecnologia de informação. Nós vamos estar também com uma carreta que é uma espécie de centro de comando móvel”, informa.
“A Bahia disparou em produção industrial. O maior crescimento da indústria do país, quase 14%, comparado com abril de 2012, fruto desse esforço de toda a equipe”. O governador abre o programa falando sobre os novos investimentos que estão sendo anunciados pela iniciativa privada no Estado, como a fábrica do grupo O Boticário e o estaleiro Schaefer Yachts. “O grupo O Boticário, pela primeira vez, está construindo uma unidade fabril fora do Paraná. É um investimento de R$535 milhões”. Segundo Wagner, a fábrica vai ficar em Camaçari e o Centro de Distribuição, em São Gonçalo dos Campos.
As novas unidades do grupo vão atender não só o Estado, mas o nordeste inteiro, segundo o governador. Ele informa que O Boticário tem 800 lojas no nordeste, 200 delas na Bahia, e a previsão é de aproximadamente 700 empregos diretos, fora os empregos indiretos. “É bom registrar que, no mês de abril, a Bahia disparou em produção industrial. O maior crescimento da indústria do País, quase 14%, comparado com abril de 2012, fruto desse esforço de toda a equipe”.
Sobre a assinatura do protocolo de intenções, em Santa Catarina, com o estaleiro Schaefer Yachts, que fabrica embarcações de luxo, o governador diz que o investimento previsto é de R$ 29 milhões e a expectativa é da geração de 250 empregos. “Essa será a segunda indústria naval de luxo que decidiu vir para a Bahia. A primeira é a Ferreti, que também é de matriz italiana e é muito conhecida. Com isso, a gente está devolvendo à Bahia uma tradição nossa. Estamos também com o estaleiro Enseada do Paraguaçu, que vai produzir plataforma de exploração de petróleo para a Petrobrás”. “Temos ainda a inauguração de três escolas, a entrega de três leitos de UTI do Hospital Geral de Vitória da Conquista e, é claro, estamos na expectativa, finalmente, para a licitação do novo aeroporto”.
Secom Foto: Manu Dias