O novo programa de arborização de Petrolina, “Uma árvore, uma vida”, foi lançado no gabinete da Prefeitura, na manhã desta terça-feira (11). A iniciativa, da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), visa mobilizar a população em relação à co-responsabilidade com a arborização do município, incentivando as pessoas através de premiações para aquelas que cuidarem melhor de suas plantas.
No evento o diretor-presidente da AMMA, Gleidson Castro, apresentou o projeto à sociedade, explicando os objetivos e as linhas de ação, que abrangem pessoas físicas, instituições privadas e públicas. Castro aproveitou a oportunidade para salientar que “a obrigação com o meio ambiente é de todos e deve começar em casa. Então, vamos iniciar a ação com um plantio no entorno do prédio da prefeitura e assim expandir para toda a comunidade”.
Na ocasião, o prefeito Julio Lossio, distribuiu mudas de plantas nativas da caatinga. Ele ressaltou a importância do incentivo no programa. “A ideia do sorteio de brindes é despertar na população, em especial as crianças, o desejo de cuidar das árvores. Dessa forma pretendemos ter uma árvore para cada pessoa na cidade”, afirma.
O projeto age em três linhas de ação. A primeira estimula as pessoas a adotarem uma árvore a partir de sorteio de prêmios. A segunda, baseada na lei 1265/03, visa entregar o selo “Empresa Amiga do Meio Ambiente” e placas para instituições privadas que, como medida mitigadora, realizem a arborização de praças e espaços verdes. Já a terceira homenageará com placas as repartições públicas que se comprometerem com a arborização em seu entorno ou internamente.
Os interessados no programa devem adquirir as mudas na AMMA, no endereço Rua Tobias Barreto, nº 279, Centro. Lá as pessoas que receberem as mudas, terão acesso a um panfleto educativo que orienta sobre o programa e ensina a conservar as plantas de maneira correta. Além disso, um questionário deve ser respondido com as características do local, onde a muda será plantada. Na oportunidade será assinado um termo de compromisso. As empresas privadas que queiram participar do programa devem mostrar os projetos de arborização na AMMA.
Texto: Fernanda Marins