Oferecer ensino superior gratuito para o povo de Casa Nova é uma das metas da Prefeitura. Pensando nisso, o Município já viabilizou um novo espaço para o funcionamento do programa Plataforma Freire, que é desenvolvido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES) e Ministério da Educação. A nova sede é climatizada e está equipada com laboratório de informática, biblioteca, sala de estudo e pesquisa, sala de professores, sala de aula, coordenação de ensino, cozinha e quarto para repouso de professores que não residem no município.
A vinda de um polo de ensino da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para Casa Nova é mais um sonho que pode virar realidade para os casanovenses. Acompanhado do prefeito Wilson Cota o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, esteve em Casa Nova, no último mês, para ver algumas áreas que possam ser utilizadas em uma futura instalação da Universidade. Trazer cursos universitários para o município, além de oferecer qualificação para os estudantes da cidade, permite que eles não precisem sair de suas casas para estudar.
“É importantes termos profissionais cada vez mais qualificados, para que não seja mais preciso buscar em outras cidade, para isso, a vinda da Universidade será fundamental”, avaliou Wilson Cota.
Para preparar os estudantes de Casa Nova para as provas do vestibular e o Enem, a Prefeitura conseguiu junto a Uneb a instalação do curso pré-vestibular Universidade Para Todos, que pela primeira vez será oferecido no município. Neste primeiro ano, o programa atenderá 100 estudantes.