Na última noite da novena de Santo Antônio, padroeiro da Ilha do Massangano, a localidade que fica a cerca de 15 quilômetros da sede, deve receber muitos visitantes. Todos os anos, é possível registrar como é contagiante a manifestação de fé e devoção que caracteriza a tradicional festa em homenagem ao santo padroeiro da Ilha.
O ápice da festa acontece nesta quinta (13), na própria ilha. O evento terá a participação do Samba de Véio e uma atração surpresa. De acordo com Raimunda Sol Posto, uma das organizadoras do evento, durante toda a semana é realizado um novenário que culmina na procissão realizada no dia 13.
“Pela manhã, teremos a alvorada, às 5horas. Às 16h, haverá uma procissão e, em seguida, acontecerá uma missa. Também serão realizados batizados após a missa e, na festa profana terá a banda de Pífano de Santa Maria da Boa Vista o grupo de São Gonçalo, de João Bento, corpo de Dança do SESC, a quadrilha Forró Xaxado e o Samba de Veio e logo depois o sanfoneiro Gilvan e Pega Leve animam a noite“ explica.
A festa tem apoio da prefeitura de Petrolina. O prefeito Julio Lossio afirma que a festa de Santo Antônio da Ilha do Massangano deve ser valorizada pela riqueza cultural que possui. “Há muitos anos que a festa de Santo Antônio acontece na ilha. É um momento muito bonito e importante de demonstração de fé e devoção”, pontua.
A festa é gratuita e o visitante só precisa pagar a barca que faz a travessia para a Ilha. Toda uma estrutura com segurança, palco, barracas, comidas típicas e bebidas é montada no local.
(GRFM)