As aulas na rede particular de ensino de Pernambuco foram retomadas na manhã desta quinta-feira (13), após os professores encerrarem o movimento grevista, em decisão tomada numa assembleia realizada ontem (12), no bairro Santo Antonio, no Recife.
A greve durou uma semana. O Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro) e Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinepe) entraram em acordo com o patronato.
Pelo acordo, foi reconhecido o trabalho extra-classe dos professores, como pesquisas e correções de prova. Com isso, os docentes passam a receber 8,5% sobre os salários. O reajuste ficou em 12% para os educadores do nível um, 9% para o nível dois e 8,22% para os que recebem acima do piso.
A reposição das aulas da semana de paralisação ainda vai ser acertada, de acordo com o coordenador geral do Sinpro, Jackson Bezerra. “Vamos construir, Sinpro e Sinepe juntos, um calendário de reposição, que deve ser tratado na Superintendência Regional do Trabalho (SRTE)”, explicou. (GRFM)