Agricultores familiares vinculados à Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais de Carnaíba, povoado a 14 km da sede do município de Campo Formoso, no Norte da Bahia, receberam da Codevasf cinco conjuntos de equipamentos e acessórios para trituração de mandioca, palma e ensilagem de forrageiras.
O objetivo da iniciativa é mecanizar os métodos de produção dos derivados de mandioca, buscando aperfeiçoar o volume de produção atual, tanto em quantidade quanto em qualidade, e reforçar a alimentação dos animais numa área fortemente castigada pela estiagem.
Os equipamentos irão beneficiar os cerca de dois mil moradores da comunidade da bacia do Rio Itapicuru, onde mais 70% das famílias vivem do beneficiamento da mandioca.A entrega do material foi feita pelo superintendente da 6ª Regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima. “A estruturação de arranjos produtivos locais (APL’s) é uma das estratégias usadas para promover o desenvolvimento regional, envolvendo aspectos socioeconômicos, culturais e ambientais”, destacou.
A comunidade do povoado de Carnaíba se destaca pela intensa dedicação às atividades agropecuárias, entre elas a plantação de mandioca (para produção de farinha, tapioca e beiju), a criação de bovinos, o cultivo de feijão e milho, além da apicultura.