Durante o Encontro com a Mídia Regional, no Grande Hotel de Juazeiro o secretário estadual de Comunicação Social, Robinson Almeida, recebeu a imprensa dos municípios de Juazeiro e região para tratar de assuntos de interesse do setor e apresentação das principais ações do governo baiano em diversas áreas, como também na Comunicação.
Em entrevista exclusiva ao Diário da Região, o secretário explicou o motivo do Governo realizar estes encontros em vários municípios baianos. “A Secretaria de Comunicação tem desenvolvido a estratégia de aproximar a mídia do Governo de uma forma geral. A Bahia é um estado muito grande, são 417 municípios e se nós não nos dirigirmos a todas as regiões, nós perdemos um contato mais direto e mais frequente.
A comunicação não é apenas a notícia, é uma atividade econômica, gera emprego e a gente vem para aproximar o Governo da sociedade através desse relacionamento mais próximo com a mídia.
Além de prestar conta das ações do governo, ouvir as reclamações da região e fazer o que um governo democrático deve fazer”, frisou Robinson Almeida.
Segundo informações da assessoria do Governo do Estado, desde 2007 o governo da Bahia melhorou e aperfeiçoou a relação com a mídia do interior do estado, garantindo maior participação dos profissionais e dos veículos de comunicação nas ações desenvolvidas pela Secretaria de Comunicação. Juazeiro foi agora escolhida para sediar o encontro que já acontece há algum tempo e já existem novos marcados. “Nós escolhemos Juazeiro porque é a cidade polo regional: tem TV aberta, tem jornal impresso, rádios e jornais eletrônicos e essa aproximação visa ter um canal direto onde o segmento possa também desenvolver relações com o Governo na dimensão comercial apresentando propostas e projetos, pois um das funções do estado é promover a comunicação.
Temos buscado interiorizar os investimentos do governo”, explicou o secretário. Sobre as ações na área de comunicação, Robinson Almeida falou da importância que tem um comunicador social. “Os comunicadores têm uma profissão de muita responsabilidade por causa da dimensão ética para reproduzir os conteúdos e o Governo sempre vai estar preocupado com o fortalecimento do mercado de comunicação. Queremos que os profissionais cresçam cada vez mais profissionalmente”, enalteceu.
Ainda segundo a Secom, também foram direcionados mais recursos em publicidade como forma de incentivar e fomentar a atividade em cidades de pequeno, médio e grande portes, favorecendo o desenvolvimento regional.
Na relação institucional com o meio, a Secretaria de Comunicação tem realizado encontros e conferências, incentivando o debate e criando um ambiente de maior interação entre a mídia e o governo. Outra ação importante tem sido a realização de cursos e oficinas de capacitação. A mais recente aconteceu no município de Lage, no Vale do Jiquiriçá.
Até o fechamento desta edição o secretário não havia dado início ao seu pronunciamento sobre as principais ações do Governo da Bahia. O Diário da Região acompanhou o evento e irá publicar mais informações na próxima edição. Confiram.
Por Gabriela Canário
Com informações Lidiane Souza