Na próxima quarta-feira (19) a equipe de profissionais da unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família Bernardino Campos Coelho realizará o Dia da Mancha, no bairro São José. A ação tem o intuito de diagnosticar, precocemente, casos de Hanseníase na comunidade, além de esclarecer sobre os sintomas, estágios e tratamento da doença.
Segundo a coordenadora da unidade, Raissa Brandão, o fator que motivou a ação foi o número expressivo de pessoas com hanseníase em estágio avançado. “Percebemos que muitas pessoas chegavam à unidade com a doença em um estágio bastante desenvolvido. Diante disso, a ação tem o objetivo de realizar o diagnóstico precoce para evitar futuras complicações”, alerta.
Um estande será montado na Praça do Chalé, das 8h às 12h, onde uma equipe- composta por médicos, enfermeiros, agentes comunitários, além de profissionais do Exército- estará atendendo à comunidade. “Todas as pessoas que apresentarem manchas no corpo serão avaliadas e, caso seja diagnosticada a doença, vão iniciar o tratamento na unidade”, esclarece Raissa.
Atualmente, oito pacientes passam por tratamento na unidade. A AME Saúde da Família Bernardino Campos Coelho, localizada no bairro Vila Eduardo, abrange os bairros Vila Eduardo, São José, Loteamento Eduardo, Cidade Universitária.
A hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos.
Texto: Gabriela Moura