Uma denúncia anônima feita à polícia de Juazeiro na tarde do último domingo (16) possibilitou a apreensão de cerca de 230g de cocaína, pasta base para a preparação da droga, 24g de maconha, fardamento do exército brasileiro, 60 munições calibre 7,62 de uso restrito das Forças Armadas, seis ampolas de anestésicos e alguns cilindros de gás. Dirlei Ribeiro Barbosa (27) foi detido e encaminhado à delegacia. “O trabalho de repressão da polícia de Juazeiro juntamente com a contribuição da população em fazer as denúncias, podem ajudar a amenizar os crimes na região”, destacou o delegado Fábio Cândido. De acordo com ele as munições apreendidas mostram peculiaridades que possibilitam a descoberta dos envolvidos. Os policiais que continuam investigando o crime suspeitam que agentes do próprio regimento possam estar contribuindo com o tráfico de munições. “Estamos recebendo auxílio da 72PI para nos ajudar nas investigações”, concluiu.
Segundo o Relatório Mundial de Drogas do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crimes (UNODC, sigla em inglês), existem mais de 200 milhões de usuários de drogas no mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas, o uso da droga no Brasil foi o principal fator para a elevação da taxa de usuários no continente. A droga vem de outros países em grande quantidade e parte dela fica em território brasileiro. Vendida para grandes traficantes, ela é distribuída aos pequenos que a fazem chegar aos consumidores.
O relatório mostra que a heroína tem no mundo 11 milhões de usuários, dos quais, 600 mil são brasileiros. Esses dados revelam que a saúde mental e a educação social da população brasileira continuam problemáticas, o comércio de drogas prova a urgência que o povo precisa de políticas públicas de conscientização e apreensão.
Por Denise Saturnino