Visando inserir jovens entre 18 e 29 anos, assim como egressos do sistema penitenciário no mercado de trabalho, o Programa Governo Presente em Petrolina atua em parceria com instituições e secretarias das esferas municipal, estadual e federal e dessa forma articula cursos de capacitação para esse público.
Um exemplo atual é a divulgação do curso Operador de Processamento de Frutas, que faz parte do Programa Novos Talentos da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. O curso tem 50 vagas, 170h de duração, nos horários da tarde e noite, e será realizado pelo Senai Petrolina. As inscrições encerram amanhã, 21, e o inicio das aulas é dia 01 de julho de 2013.
“Nossa atuação dentro do Programa Governo Presente é detectar oportunidades para os Territórios Especiais de Cidadania (TECs), que aqui em Petrolina são 4 áreas piloto, como os bairros João de Deus, José e Maria, São Gonçalo e a comunidade Serrote do Urubu”, explica a coordenadora da Estação Governo Presente em Petrolina, Francis Teonília.
O foco prioritário do Programa Governo presente são egressos e adolescentes em progressão do sistema socioeducativo; egressos do sistema prisional e reeducando do sistema penitenciário em progressão de regime de pena, vitimas e autores de violência, pessoas em situação de ameaça e cumpridores de penas alternativas, usuário e dependentes de droga com foco no consumo do crack.
De acordo com Francis, o objetivo primordial do trabalho é a redução dos índices de CVLI – Crime violento letal intencional nesses territórios. “Nós articulamos ações junto às esferas publicas e privadas para levarmos oportunidades para estas áreas que são vitimas da violência”, afirma Teonília.
O modelo de atuação do Governo Presente é de ações integradas e visa trazer os problemas, as questões sociais para dentro do governo do Estado proporcionando criação de políticas publicas que atendam essa demanda.