Após três meses de aulas, os alunos do curso de Libras receberam os certificados de conclusão. O curso é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Acessibilidade, com o intuito de promover o acesso da comunidade à Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Para a coordenadora do Centro Auditivo de Petrolina, Fabiane Gonçalves, é gratificante ver a satisfação dos 50 alunos com o curso. “O curso de Libras, que é gratuito, é o resultado da parceria bem sucedida das secretarias de Saúde e Acessibilidade. É satisfatório ver os alunos entusiasmados por mais conhecimento, incentivando parentes, familiares a fazer o curso”, destaca.
A artista plástica, Jeane Cirino, termina o curso satisfeita e realizada. “Sempre tive o desejo de aprender Libras para realização pessoal, pois toda pessoa, com ou sem deficiência, tem direito de se comunicar. É notória a necessidade de profissionais de Libras em escolas, hospitais, órgãos públicos entre outros locais”, declara.
Segundo a secretária de Acessibilidade, Rosemary Andrade, “os alunos formados se tornam divulgadores da língua de sinais, exercendo o papel de multiplicador contagiando o outro a aprender”, enfatiza.
Ao todo, desde 2011, já foram formadas 11 turmas. Para aqueles que têm interesse em aprender a língua de sinais, está aberto o período de inscrição para o preenchimento de 70 vagas. As inscrições podem ser realizadas no Centro Auditivo de Petrolina (localizado na Rua Tobias Barreto, 240, Centro), das 8h às 17h.