EU AMO MEU PAÍS e SEU POVO! E estou “orgulhoso” de nossa juventude.
Parabéns, meus filhos. Quando perguntaram a Karl Marx, o mentor da teoria socialista, o que viria após a revolução do proletariado ele disse: “A Luta! Por que lutar é inerente ao ser humano”. E ele estava certíssimo, ao menos nisso. Discordo do que afirmam alguns “esquerdistas ou direitistas” (isso ainda existe, gente?), ofendidos com tudo isso, talvez por não ter surgido deles ou por temer o que virá a seguir. O que está ocorrendo tem nome e se chama: POVO CIDADÃO e INDIGNADO NAS RUAS! Vocês não controlam isso!
Estou feliz por meu país, apesar dos EXTREMISTAS NAS RUAS, que NÃO NOS REPRESENTAM. O POVO PACÍFICO COM PROPOSTAS E IDEIAS DEMOCRÁTICAS, SIM… E só quem não consegue olhar o todo, a foto inteira”, minimiza a importância do que está acontecendo no país. O Brasil mudou, meus amigos. O gigante acordou! Pela primeira vez na História do Brasil vemos o povo indo às ruas por si mesmo em grandes manifestações de cidadania. Antes eram convocados por partidos ou sindicatos, mas dessa vez não. É a própria sociedade civil cansada e indignada de ser maltratada e explorada com pesados impostos que reage espontaneamente.
Tudo começou por R$0,20 em São Paulo, com o MPL – Movimento Passe Livre – que acaba de jogar a toalha e dizer que não vai mais às ruas em São Paulo (seria por suas ligações com setores do governo atual? E o povo que o apoiou e respaldou, merece ser largado à deriva? Seria um ato egoísta e de covardia deles. Espero que não.). Mas cresceu por todo o país e cada um acabou indo às ruas por suas próprias indignações e reivindicações em áreas diversas tais como: Saúde, educação, segurança e etc, etc.
O Brasil Mudou! Cresceu economicamente, mas também cresceu, ainda que seja pouco diante do que virá a seguir, em consciência cidadã e compreensão de seus direitos. Os excessos pontuais não podem ser usados para obscurecer a grandeza do que está ocorrendo em nossa Nação. E se não existisse as ações violentas teríamos, no mínimo, o dobro de manifestantes. Muitos não vão por medo!
Não vejo nenhuma ação de “Golpe ou Conspiração” nas manifestações e duvido que sua origem seja partidária, da oposição ou qualquer setor organizado específico. O começo foi com o Movimento Passe Livre – MPL, mas saiu do seu controle já faz é tempo (e parece que siso incomoda alguns de seus integrantes). Eles merecem o mérito por terem sido o estopim, mas precisam, como cidadãos, entender que a luta ganhou uma dimensão bem maior e mais ampla. Não adianta determinar pauta, pois cada uma vai à rua com pauta própria e particular.
A isso chamamos DEMOCRACIA. Guardadas as devidas proporções, isso me lembra a Revolução Francesa. Lá o povo “explodiu” quando percebeu a soberba, a indiferença e a ostentação do Rei e sua Corte, ante o sofrimento do povo. Porém, não sejamos tolos achando que apenas isso irá mudar o país por si mesmo. Claro que não! Mas, como disse a frase de certa emissora de tv sobre a Copa, eu me aproprio da mesma: “ISSO É SÓ O COMEÇO!” – vem bem mais por aí… A Luta continua!