A posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, 55 anos, deve reunir até 2 mil pessoas no plenário da Suprema Corte nesta quarta-feira (26). Durante a cerimônia, que deve durar menos de 20 minutos, a cantora Ellen Oléria, vencedora do The Voice Brasil 2012, cantará o hino nacional.
Barroso assumirá a cadeira deixada por Carlos Ayres Britto em novembro do ano passado, em meio ao julgamento do processo do mensalão. Um dos principais advogados constitucionalistas do país, Luís Roberto Barroso atuou em casos importantes julgados recentemente pelo Supremo, como o que liberou a união estável homossexual e o que permitiu o aborto de fetos anencéfalos.
O evento começará às 14h30. Foram distribuídos 3 mil convites a integrantes dos tribunais superiores, membros do governo, juristas renomados, entre outros. A expectativa é de que compareçam entre 1,5 mil a 2 mil pessoas. A presidente Dilma Rousseff e o governador Sérgio Cabral são esperados.
Barroso escolheu Ellen Oléria para cantar em sua posse no fim de maio, no dia do jogo entre Flamengo e Santos, na inauguração do novo estádio Mané Garrincha, em Brasília. Flamenguista, o novo ministro compareceu ao jogo de despedida de Neymar e acompanhou a apresentação da cantora.
A apresentação do hino nacional marcará o início da cerimônia. Depois, Barroso será conduzido ao plenário pelo ministro mais antigo da corte, Celso de Mello, e o com menos tempo de Supremo, Teori Zavascki. Ele então prestará o compromisso do cargo e o presidente do STF, Joaquim Barbosa, oficializará a posse.
À noite, haverá um coquetel em homenagem ao novo ministro. O evento tem custo de R$ 75 mil e foi pago por três entidades: Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Associação dos Procuradores do Estado do Rio.
Perfil
Casado e pai de dois filhos, Barroso nasceu na cidade em Vassouras (RJ) em 11 de março de 1958. Pelos critérios do serviço público, que obriga a aposentadoria compulsória aos 70, Barroso poderá ficar no cargo por 15 anos. Ele é o quarto ministro indicado por Dilma (antes foram Luiz Fux, Rosa Weber e Teori Zavascki).
Luís Roberto Barroso deixou o escritório de advocacia que mantinha e o cargo de procurador do Estado do Rio de Janeiro para assumir o cargo de ministro.
É formado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde atualmente é professor. Também leciona, como professor visitante, na Universidade de Brasília (UnB). Fez pós-doutorado na Universidade de Harvard e mestrado na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
Entre os livros publicados por Barroso estão “O direito constitucional e a efetividade de suas normas”, “Direito Constitucional Brasileiro – O problema da federação”, e “O controle de constitucionalidade no direito brasileiro”.